PF investiga suposto desvio de mais de R$ 1 milhão do Ministério do Esporte
Para corporação, há indícios de irregularidades na empresa contratada para realizar eventos a indígenas de três estados
Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (31) uma operação que apura irregularidades em convênios de um instituto com o Ministério dos Esportes. O valor total dos acordos é de R$ 1.049.999,99. Segundo a investigação, tais contratos deveriam ter a finalidade de promover atividades esportivas aos indígenas de municípios dos estados do Amapá, Pará e Mato Grosso.
De acordo com a corporação, há indícios de desvio dos valores e de irregularidades na empresa supostamente contratada para a realização dos eventos. A representante do instituto responderá por peculato e por outros crimes eventualmente constatados no curso da investigação. As suspeitas caem sobre a gestão anterior. O R7 entrou em contato com a pasta e aguarda manifestação.
Em dezembro do ano passado, o ministro do Esporte, André Fufuca, anunciou que o governo federal estuda conceder um reajuste no programa Bolsa Atleta, a partir deste ano, após 12 anos de congelamento do benefício. O anúncio ocorreu depois de uma reunião no Palácio do Planalto em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu uma delegação de atletas que participaram da última edição Jogos Panamericanos e Parapan-Americanos, em Santiago, no Chile, entre outubro e novembro.