Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF mira grupo do Banco do Brasil por fraudes de R$ 100 milhões

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, São Paulo e Paraná; fraudes aconteciam em consórcios

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Fraudes em consórcios do Banco do Brasil estão na mira da Polícia Federal nesta quarta-feira (6). Ao menos 20 policiais estão nas ruas para cumprir oito mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, em São Paulo e no Paraná no âmbito da Operação Consórcio 200. 

A reportagem apurou que um ex-presidente do BB Consórcios e um ex-diretor-executivo são alvos da polícia. Eles foram afastados dos cargos em 2020.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início em 2021 após o Banco do Brasil encaminhar uma notícia-crime com o resultado da auditoria de duas operações de consórcio, no valor de R$ 100 milhões.

Esses valores eram aprovados como consórcio de veículos, mas utilizados para outros fins. O pagamento, inclusive, não foi executado regularmente, o que obrigou o banco a cobrir parte considerável do contrato.

Publicidade

Segundo a PF, a operação financeira pode ser caracterizada como crime contra o sistema financeiro nacional, com pena de reclusão de 3 a 12 anos e multa. Se ficar comprovado que os envolvidos se beneficiaram do dinheiro produto do crime, eles poderão ser punidos pelo crime de lavagem de dinheiro. 

Ao R7, a assessoria do banco informou que, assim que identificou as irregularidades, fez a notificação às autoridades policiais, que iniciaram as investigações. "O BB continua contribuindo com as investigações e tem se colocado sempre à disposição das autoridades competentes."

Publicidade

Leia a nota completa:

As irregularidades na subsidiária BB Consórcios foram identificadas pelo sistema de auditoria do Banco do Brasil, em 2021.

Publicidade

Assim que as primeiras informações sobre processos em desacordo com as normas da empresa foram apuradas, o Banco do Brasil tomou providências imediatas. Sendo a primeira delas, a comunicação às autoridades policiais. O BB também se colocou a disposição para prestar todas as informações

Em agosto de 2021, o BB destituiu os executivos da BB Consórcios investigados e nomeou novos gestores para facilitar a apuração completa dos fatos e dar continuidade à gestão da empresa.

Todo esse esforço do BB teve relevante contribuição para o avanço das investigações pelas autoridades policiais.

O BB destaca que praticamente todos os valores envolvidos nas irregularidades foram recuperados pela BB Consórcios como resultado das medidas adotadas durante as apurações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.