PF mira servidores federais em operação contra corrupção em exportações para a Venezuela
Esquema envolvia servidores do Ministério da Agricultura e empresários do setor de alimentos; ação ocorreu em RR e MT
Brasília|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Polícia Federal cumpriu 11 mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (29) em uma operação que investiga um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo servidores públicos e empresários do setor de exportações de alimentos.
A ação, feita pela CGU (Controladoria-Geral da União) e Polícia Federal, ocorreu nos municípios de Boa Vista e Cantá (RR) e em Cuiabá (MT).
Leia mais
As investigações tiveram início a partir de denúncia anônima de irregularidades nas atividades da Superintendência do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) de Roraima. Os servidores estariam burlando processos de fiscalização de mercadorias destinadas à exportação para a Venezuela.
De acordo com a apuração policial, as ações ilícitas ocorriam, inicialmente, nas instalações da Receita Federal na cidade de Pacaraima (RR) e passaram a ser executadas, a partir de 2020, nas dependências de uma empresa privada de Boa Vista.
Os agentes públicos estariam recebendo recursos da empresa beneficiada pelo esquema criminoso, por meio de intermediários, que eram pessoas físicas e jurídicas.
Durante a operação, chamada de Imperium Messis, também foi requerido e concedido o bloqueio e sequestro de valores de R$1,8 milhão.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














