Pistola calibre 9x19mm será arma padrão da Polícia Civil do DF
Decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda, após Comissão Técnica avaliar equipamentos do órgão
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
Uma portaria publicada nesta segunda-feira (27) no Diário Oficial do Distrito Federal definiu como padrão a pistola calibre 9x19mm para os agentes da Polícia Civil. A recomendação foi feita pela Comissão Técnica para Reequipamento e Reaparelhamento do órgão, e aprovada pela polícia. A comissão definiu três tamanhos distintos da pistola: subcompacta, compacta e padrão (veja abaixo). As armas serão da marca Glock.
Veja Mais
Em um ano, novos estudos serão feitos pela Comissão para conferir se é vantajoso manter as pistolas padronizadas e se é necessário substituir o acervo da polícia civil.
Em pregão eletrônico internacional de 2019, a Polícia Civil já tinha substituído todo o acervo de armas de porte individual dos agentes, sendo que a empresa vencedora do certame tinha sido a Glock América S.A.
A decisão foi assinada pelo delegado geral da Polícia Civil, José Werick de Carvalho.
Ação civil
Em 2018, o Ministério Público do DF e Territórios ajuizou ação civil pública e criminal contra a empresa Forjas Taurus, depois de denúncias apontarem que os equipamentos vendidos para a PCDF tinham risco de disparos acidentais no caso de queda no chão.