PL de acúmulo de salários ‘é completamente inoportuno’, aponta professor
Projeto autoriza que parlamentares aposentados acumulem pagamentos do mandato com a aposentadoria
Brasília|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Deputados articulam para colocar em pauta um Projeto de Lei que autoriza parlamentares aposentados a acumular o salário do mandato com a aposentadoria. Propostas que reajustam os salários de servidores da Câmara e do Senado e permitem gratificações acima do teto para esses funcionários já foram votadas.
O texto que autoriza o acúmulo da aposentadoria foi apresentado em junho de 2025. O projeto está previsto na Lei Orçamentária Anual de 2026, com impacto estimado em R$ 18 milhões.

Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (6), Alessandro Soares, professor de direito constitucional, diz que “o Poder Legislativo tem deteriorado a imagem ao longo dos últimos dois, três anos de maneira muito forte”.
Segundo ele, vários projetos “problemáticos” não são prioritários para o desenvolvimento, igualdade e prosperidade do país, como, por exemplo, esse do acúmulo de salários dos servidores.
“Me parece inoportuno, do ponto de vista da realidade que nós estamos vendo no país atualmente, escândalos atrás de escândalos, problemas de ordem ética e moral, então, é completamente inoportuno, para dizer o mínimo, com relação a esse projeto”, aponta Soares.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!















