Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia Federal realiza buscas na casa de homem que quebrou relógio no Palácio do Planalto

Suspeito de vandalismo mora em Catalão (GO), foi identificado e preso na cidade de Uberlândia (MG), nesta segunda-feira (23)

Brasília|Renato Souza e Sarah Paes, do R7, em Brasília

Sala da casa do homem identificado pela polícia como o vândalo que quebrou relógio histórico no Palácio do Planalto
Sala da casa do homem identificado pela polícia como o vândalo que quebrou relógio histórico no Palácio do Planalto Sala da casa do homem identificado pela polícia como o vândalo que quebrou relógio histórico no Palácio do Planalto

A Polícia Federal realizou buscas, na manhã desta terça-feira (24), na casa do homem que foi filmado ao destruir um relógio do século 17 durante os ataques de vandalismo à praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro. Localizado em Catalão, cidade do interior de Goiás com 113 mil habitantes, o imóvel é simples, pequeno, dividido em dois cômodos e tem poucos móveis. 

O homem foi preso na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, nesta segunda-feira (23). O suspeito foi identificado como Antônio Cláudio Alves Ferreira e tem 30 anos. De acordo com a polícia, ele vai permanecer preso na cidade mineira.

O relógio foi um presente da França ao então rei Dom João 6º e ficava no 3º andar do Palácio do Planalto. O objeto raro foi produzido na França pelo relojoeiro Balthazar Martinot, que trabalhava para a corte francesa.

Câmeras de videomonitoramento flagraram o momento exato em que o homem jogou o objeto no chão e o destruiu. Nas imagens, ele vem caminhando, para, derruba o relógio no chão e revira mesas e cadeiras. Depois, retorna e tenta destruir a câmera de segurança com um extintor de incêndio.

O governo federal pediu ajuda a uma relojoaria da Suíça para recuperar o relógio de Martinot. O prejuízo total dos estragos causados pelos atos em Brasília no dia 8 de janeiro é estimado em R$ 18,5 milhões.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.