Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Polícia Militar do DF e SLU promovem ações para incentivar adoção de animais; veja fotos

Os cães do projeto recebem treinamento e são vacinados; o objetivo do SLU é encontrar um lar para animais abandonados

Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

Órgãos promovem a adoção responsável
Órgãos promovem a adoção responsável

Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) promovem ações para incentivar a adoção de animais abandonados ou que estavam na rua (veja fotos abaixo). A parte que cabe aos policiais é dar treinamento aos bichos e vaciná-los. Já o SLU concentra esforços em encontrar um lar para os animais deixados em unidades do órgão. No último resgate realizado, dois cães foram encontrados dentro de um saco plástico.

Segundo o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, o programa Cata Pata surgiu para tentar diminuir o número de cães abandonados nas ruas. "Apesar de o SLU cuidar da limpeza urbana, nos preocupamos com o meio ambiente, incluindo os animais. Abraçamos essa causa. Pensamos em como cuidar deles e ter apoio de órgãos e entidades para encaminhá-los para adoção. Assim, surgiu o projeto", afirma.

Atualmente, a iniciativa tem apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, que disponibiliza castrações e consultas veterinárias, além de receber a ajuda dos servidores do órgão. Eles colaboram com remédios e alimentação.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

"Alimentamos esses animais com muito carinho e amor. Custeamos a ração e os cuidados diários, mas precisamos de ajuda. Estamos falando de mais de 140 animais", conta a servidora Lizandra Maia, uma das idealizadoras do apoio.


Treinamento

Já a PMDF conta com uma parceria com o Abrigo Flora e Fauna para treinar e capacitar cães. O treinamento dura 104 dias, e, após a conclusão, os animais são postos para adoção. A última ação aconteceu na quarta-feira (25), e quatro cães garantiram um lugar para morar e brincar.

Segundo o comandante do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), o major Carlos Reis, as adoções foram muito rápidas. "Não deu nem tempo de divulgar a adoção direito. Quem assistiu à formatura, realizada na quarta-feira [25], já levou um novo amigo para casa." O grupo era formado por três fêmeas e um macho sem raça definida, que foram vacinados.


Durante o curso, os animais aprendem os comandos básicos do adestramento: sentar, deitar, andar junto ou permanecer parado.

A primeira edição do curso aconteceu em 1976, e, desde então, participaram 785 alunos, e o mesmo número de cães recebeu adestramento. Nesse caso, a ração e as vacinas são custeadas por parcerias com empresas privadas. Em 2022, dez cachorros participaram do curso.

Outros cães e gatos estão disponíveis para adoção no Abrigo Fauna e Flora, localizado no Núcleo Rural Ponte Alta de Baixo, no Gama. Interessados devem ir ao local aos domingos, entre 12h e 17h.

Para contribuir com o projeto Cata Pata, entre em contato com a Ouvidoria do Governo do DF, pelo número 162, ou pelo telefone (61) 99297-0090.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.