Políticos e autoridades lamentam morte de Preta Gil: ‘Sempre será potência’
Artista morreu neste domingo (20) aos 50 anos
Brasília|Do R7

Diversas autoridades lamentaram a morte da cantora Preta Gil neste domingo (20). A artista morreu aos 50 anos após batalha contra um câncer de intestino.
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou que Preta foi uma artista que iluminou “nossas vidas” e que lutou contra preconceitos. “Hoje, o Brasil se despede de Preta Gil, uma artista que iluminou nossas vidas com sua alegria contagiante e irreverência. Preta quebrou padrões e lutou contra o preconceito, sempre com coragem e autenticidade. Envio meus mais profundos sentimentos e minhas orações a Gilberto Gil e toda sua família e amigos”, destacou.
O Ministério da Cultura publicou nota de pesar em que diz que o nome de Preta “virou sinônimo de força e esperança”. “Atriz, apresentadora e criadora de um bloco de carnaval, Preta dividiu com o mundo seus múltiplos talentos e alegria de viver. Autêntica, bem humorada e dona de um pensamento crítico apurado, certamente, deixará saudades.”
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse que Preta “sempre será potência“. Ela ainda ressaltou que sempre recebeu apoio da artista. ”Uma mulher que enfrentou o racismo, o machismo, a gordofobia e a doença sem nunca perder sua ternura, nem sua voz. Lutou muito por sua vida e por tudo que sempre acreditou”, escreveu.
Preta Gil morreu aos 50 anos vítima de um câncer
Ao longo de 20 anos de carreira, a artista trabalhou com música, televisão e também tinha um lado empresária. A seguir, relembre a trajetória de Preta
Reprodução
O presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Leandro Grass, disse que Preta deve servir de inspiração para todos. “O Brasil perde uma artista incrível, uma mulher corajosa e um exemplo de luta pela vida“, afirmou.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que a Preta partiu cedo, mas que deixou um legado muito forte. “Hoje o Brasil está em luto. Perdemos nossa querida Preta Gil, uma grande artista, uma voz potente, com um talento incrível, e que usou de sua arte para lutar contra o racismo, a homofobia, o machismo e a gordofobia — sempre colocando seu talento e sua coragem a serviço de um país mais justo e mais diverso."
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












