‘Pombo-correio’: Lula explica por que não usou tornozeleira e diz que Bolsonaro vai para a cadeia
Presidente também disse que pedir para Trump interferir no Brasil é “uma vergonha, falta de caráter e coragem”
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, comentou nesta quinta-feira (24) as medidas restritivas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e lembrou do tempo em que esteve preso. Segundo Lula, ofereceram para ele que usasse uma tornozeleira eletrônica, mas que não aceitou por não ser ‘pombo-correio‘. Ele também afirmou que Bolsonaro vai para a cadeia.
A declaração foi dada em discurso em Minas Gerais, onde Lula anunciou o investimento de R$ 1,17 bilhões para a educação indígena e quilombola.
“Eu disse que não tinha acordo porque eu não trocava a minha dignidade pela minha liberdade. Segundo, eu não ia colocar tornozeleira porque não sou pombo-correio. Terceiro eu não vou ficar preso na minha casa, porque minha casa não é cadeia. Quem inventou a mentira contra mim que me solte”, afirmou.
Sobre Bolsonaro, Lula o chamou de “fujão” e disse que ele vai ser preso. “Preparou um golpe, nós ficamos sabendo. A polícia investigou. Eles mesmo se delataram. Agora ele foi indiciado, o Procurador-Geral pediu a condenação dele, e ele vai, sim, para o xilindró”, afirmou.
Leia mais
Lula acrescentou: “Obviamente que depende da Justiça e no Brasil e a Justiça é independente.” O comentário do chefe do Palácio do Planalto foi feito logo depois de Lula relembrar a própria prisão e o período em que ficou detido.
“Só há uma razão para uma pessoa como eu ser candidato a presidente da República: primeiro porque sei que eu tenho um lado, eu sei da onde eu vim, sei da minha origem, e sei para onde eu vou”, começou.
‘Rato’
Logo depois, o presidente disse que Bolsonaro tentou dar um golpe e fugiu como “um rato”.
“Fez as bobagens que fez, agora mandou o filho dele sair de deputado federal e ir para Washington pedir que o presidente [Donaldo] Trump intervenha no Brasil. É uma vergonha. Isso é uma falta de caráter, falta de coragem”, afirmou.
Lula disse que quando foi condenado, muitas pessoas próximas a ele o aconselharam a fugir para o exterior ou para uma Embaixada pedir asilo político. “E eu dizia: o cara que não morreu de fome até os cinco anos e sobreviveu [a infância e a fome] não vai correr, não. Vou provar a minha inocência. Fiquei 585 dias presos”, citou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
