Enchentes no RS: governo adia lançamento do programa ‘Voa Brasil’ e prevê início em junho
Costa Filho justifica adiamento por esforços do governo concentrados no RS e alerta para golpes em nome do programa
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta quarta-feira (22) que o programa “Voa Brasil”, que vai disponibilizar passagens aéreas a R$ 200, deve ser lançado em junho. É a terceira vez apenas neste ano que o governo adia o lançamento da iniciativa, que estava previsto para ser lançado em janeiro, mas foi postergado para fevereiro e, depois, para abril. Segundo o ministro, o novo atraso foi causado pelas enchentes do Rio Grande do Sul.
Veja mais
Durante entrevista ao programa “Bom dia, Ministro”, da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Costa Filho afirmou que a pasta trabalha para acertar os últimos detalhes do programa com a Casa Civil.
“A gente estava para apresentar agora, nesse período, mas, por conta da situação do Rio Grande do Sul, todo o nosso esforço, da equipe ministerial, neste momento emergencial, está em atender o estado. A gente espera que, no mês de junho, a gente retome essa discussão e possa finalizar esse programa”, afirmou.
Inicialmente, a previsão era a comercialização de 6 milhões de bilhetes em 2024. Nesta primeira fase, o programa deve contemplar aposentados do serviço público federal que não tenham viajado nos últimos 12 meses e recebam até dois salários mínimos, e alunos do ProUni (Programa Universidade para Todos).
Segundo o governo federal, o programa tem por objetivo incentivar o turismo nacional, além de fomentar o desenvolvimento regional. A ideia é tornar as viagens de avião acessíveis a mais brasileiros e facilitar os deslocamentos dentro do país, principalmente para localidades menos atendidas pelo transporte aéreo.
Costa Filho também ressaltou que a pasta não está realizando nenhum tipo de cadastro ou solicitações de pagamento para o programa. “Qualquer possibilidade de venda de passagens ou anúncio do Voa Brasil é fake news e não condiz com a realidade”, explicou.
Como denunciar
Internet - Fala BR: https://falabr.cgu.gov.br/;
Por e-mail- ouvidoria@mpor.gov.br
Por telefone - (61) 2029-7169