Brasília Prazo para pagar 1ª parcela ou cota única do IPTU começa nesta segunda no DF

Prazo para pagar 1ª parcela ou cota única do IPTU começa nesta segunda no DF

Imposto poderá ser pago em seis parcelas e desconto da cota única será de 10%; veja as alíquotas e prazos para imóveis no DF

  • Brasília | Victória Olímpio, Do R7, em Brasília

Web/Reprodução

Nesta segunda-feira (16) começa o prazo para pagamento da primeira parcela e da cota única do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) 2022 no Distrito Federal. Neste ano, o imposto poderá ser pago em até seis cotas em vez de quatro, como no ano anterior. A cota única também teve mudanças. O desconto passa de 5% para 10%.

Nesta segunda-feira, vence a primeira parcela para imóveis com final de inscrição 1 e 2. A Secretaria de Economia alertou que aqueles que não receberam o boleto em casa pelos Correios podem emitir o documento pelo site da Receita Federal. Para isso, é necessário colocar apenas a inscrição do imóvel.

Calendário de vencimento do IPTU

Calendário de vencimento do IPTU

Divulgação/Secretaria de Economia

A alíquota do imposto continua a mesma: 0,30% para imóveis residenciais edificados; 1% para imóveis não residenciais edificado e para imóveisresidenciais com alvará de construção. Para terrenos sem edificações, ou com edificações em construção ou demolição, condenadas ou em ruínas, a alíquota é de 3%.

Ao todo, 554.965 contribuintes devem pagar o IPTU no DF. A secretaria estima uma arrecadação de R$ 222.764.192,39 com a primeira cota do imposto. A expectativa é maior em relação aos valores de 2021, quando foram arrecadados R$ 132.690.115,81 com a primeira parcela.

Os contribuintes que tiverem débitos com o GDF podem procurar a Receita do DF pelo site ou nas agências de atendimento para regularizar as pendências à vista ou por parcelamento.

Últimas