‘Precisamos reconquistar nossos vizinhos’, diz Alckmin, em evento da ApexBrasil em SP
Entidade vai qualificar 1.825 empresas para exportação na capital e no interior paulista, a partir da nova sede
Brasília|Do Estadão Conteúdo
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou, nesta sexta-feira (4), o programa da ApexBrasil para a qualificação de 1.825 empresas para exportar, principalmente pelo fato de grande parte das empresas serem de pequeno porte. De acordo com Alckmin, é importante qualificar as pequenas empresas para atuarem no mercado exportador, porque é difícil saber tudo deste mercado.
Leia mais
“Então você vai ter uma ferramenta, um portal onde você vai saber as compras governamentais, começando aqui pela nossa região. O mundo é globalizado, mas o comércio é intrarregional”, disse o vice-presidente da República. “Se pegarmos os Estados Unidos, Canadá e México, 40% do comércio, quase 50% é só entre eles. Se pegar a União Europeia, 60% do comércio é só entre eles. Se pegar a Ásia, quase 70% é só entre eles. A América Latina é 26″%, pontuou Alckmin.
“Precisamos reconquistar nossos vizinhos, que é para onde a gente vende valor agregado, valor mais expressivo e gera mais emprego e renda”, disse o vice-presidente, emendando que se faz necessário dar incentivos às pequenas empresas, como fazem França e China para ajudar nas suas exportações. A Itália é outro exemplo, de acordo com Alckmin, de país que tem muitas empresas de pequeno porte atuando nas exportações.
Qualificação de 1.825 empresas
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, disse que a entidade vai qualificar 1.825 empresas para exportação na capital e no interior paulista a partir da nova sede. Ele também exaltou o fato de a Moody’s ter elevado o rating do Brasil para o nível Ba1, um degrau apenas abaixo do grau de investimento, alegando ser o reconhecimento da agência internacional de classificação de risco à melhora da economia brasileira.
De acordo com Viana, muita gente não entende a importância de um país conseguir o selo de bom pagador das agências de classificação de risco internacionais, mas é preciso explicar que o investment grade é importante porque grandes fundos internacionais, por questões de compliance, não podem investir em países sem o selo.