Preço do café e da carne nos EUA fez Trump voltar à ‘racionalidade’, diz Rui Costa
Ministro da Casa Civil avaliou que, em breve, Brasil e Estados Unidos chegarão a entendimento sobre o tarifaço

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, declarou nesta quarta-feira (8) que o aumento no preço do café e da carne nos Estados Unidos fez o país “voltar à racionalidade” após a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A declaração ocorreu em entrevista a uma rádio da Bahia.
“Aquela peça de filé mignon que pesa 1,5 kg estava custando US$ 160. Para saber quanto isso significa, é só multiplicar 160 por cinco. Portanto, é um custo altíssimo. Subiu o preço do café lá [nos Estados Unidos], da carne e de vários produtos. Isso é ruim para o governo americano e também ajudou a trazer para a racionalidade os dirigentes americanos”, disse o ministro.
Leia mais
Rui Costa afirmou ainda que, em breve, Brasil e Estados Unidos devem chegar a um entendimento. Segundo ele, o país norte-americano vem perdendo, ao longo dos últimos anos, a “capacidade de competir com outras nações e com a China”.
“O presidente dos Estados Unidos entrou tentando reverter essa situação e fez isso aplicando tarifas”, explicou.
Críticas a Eduardo Bolsonaro
Durante a entrevista, o ministro também criticou o deputado Eduardo Bolsonaro, que se encontra nos Estados Unidos e defende a manutenção das tarifas contra o Brasil em reação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Contamos com um traidor da pátria, um deputado eleito pelo povo, mas que trai o povo brasileiro”, afirmou Rui Costa.
O titular da Casa Civil acrescentou que o Brasil não possui superávit comercial com os Estados Unidos, ou seja, o país compra mais do que vende para os norte-americanos, o que, segundo ele, torna as tarifas “sem cabimento”.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
