Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Prêmio ABDI Anatel de Redes Privadas anuncia 14 projetos vencedores

Foram três vencedores para cada uma das quatro categoria, além de dois prêmios sobre uso e desenvolvimento da tecnologia 5G

Brasília|Do R7, em Brasília

Prêmio ABDI Anatel de Redes Privativas
Prêmio ABDI Anatel de Redes Privativas

Catorze projetos venceram nesta sexta-feira (1º) o Prêmio ABDI e Anatel de Redes Privativas, concurso que selecionou, em quatro categorias e dois destaques, os melhores usos de redes privativas sem fio no Brasil. Para definir os melhores trabalhos, a parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) avaliou o impacto que as redes de telecomunicações exercem nos negócios do setor produtivo brasileiro.

Além de avaliar o emprego das tecnologias, o concurso busca incentivar o desenvolvimento do uso do 5G e das redes privativas para os negócios, como destacou o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri.

Ele destacou que ainda existe uma distância entre as "verticais", que são os setores produtivos como o agronegócio e a indústria, "que conhecem muito do seu negócio, mas não conhecem tanto a tecnologia" e as empresas de telecomunicações, "que conhecem bastante da tecnologia, do 5G, da implementação, mas não conhecem o business de soja, de indústria, de educação, de medicina".

"O prêmio, de alguma forma, tenta fazer a ponte entre aplicação da vertical e conhecimento da tecnologia e divulgar para aqueles que ainda não estão apostando no 5G como forma de melhorar a produtividade", completou Baigorri. 


O presidente da ABDI também falou da importância do concurso para conectar tecnologia à produção e parabenizou os projetos vencedores. "Os prêmios são fruto de trabalhos de pelo menos três anos", disse. 

Foram premiados três projetos em cada uma das quatro categorias — agro; indústria; utilities, mineração, óleo e gás; e smart city, educação, saúde e transporte. Houve, ainda, dois projetos de destaques, um por inovação no uso da tecnologia 5G e outro em pesquisa e desenvolvimento em 5G. 


Confira os vencedores

Rede Privativa – Agro

Projeto – Campo Conectado: Rede Privativa instalada em Mato Grosso, para sistema de Agro 4.0, na faixa de 700 MHz com tecnologia 4G. Parceria entre PUC-Rio, Nokia, Datora e Arqia.


Projeto – SemeAR-0: Rede Privativa instalada em São Paulo, para sistema de Agro 4.0, nas faixas de 250 MHz com tecnologia 4G, além de Wi-Fi e LoraWAN. Projeto financiado pelo Funtell via Finep, parceria entre CPQD, Tropico Sistemas e Telecomunicações, Cambium Networks e Khomp.

Projeto – Sol Internet of People: Rede Privativa instalada em Mato Grosso, para sistema de Agro 4.0, na faixa de 700 MHz com tecnologia 4G. Parceria entre a Startups, Huawei e Claro S.A.

Rede Privativa – Indústria

Projeto – Centro Logístico Inteligente: Rede Privativa instalada em Sorocapa/SP, para sistema de Indústria 4.0, na faixa de 3,5 GHz, com tecnologia 5G. Parceria entre Huawei e Telefônica.

Projeto – Siderurgia do Futuro: Rede Privativa instalada em Jundiaí/SP, para sistema de Indústria 4.0, nas faixas de 1.800 MHz e 3,5 GHz, com tecnologias CAT-M, 4G, 5G. Parceria entre Gerdau, Embratel, Huawei e Claro S.A.

Projeto – OpenLabWEG-V2COM: Rede Privativa instalada em Jaraguá do Sul/SC, para sistema de Indústria 4.0, na faixa de 3,5 GHz, com tecnologia 5G. Parceria entre WEG, Embratel, Ericsson e Claro S.A.

Rede Privativa – Utilities / Mineração / Óleo e Gás

Projeto – Conectividade Industrial: Rede Privativa instalada em diferentes localidades do Brasil, para ambientes onshore e offshore, nas faixas de 700 MHz e 1.800 MHz, com tecnologia 4G e previsão para evolução para 5G. Parceria entre Petrobras, Huawei, Nokia e Telefônica.

Projeto – Programa de Conectivide: Rede Privativa instalada em municípios do Pará e de Minas Gerais, para ambiente de mineração, nas faixas de 700 MHz, 2.1GHz, 2.3GHz, com tecnologias CAT-M e 4G, que levou também conectividade à comunidade local. Parceria entre Vale, Nokia e Telefônica.

Projeto – Energia do Futuro: Rede Privativa instalada em diferentes municípios de São Paulo, para implementação de sistemas de medição inteligente, automação e suporte à operação para distribuição de energia elétrica, na faixa de 700 MHz e testes em 400 MHz, com tecnologia 4G. Parceria entre Neoenergia, Nokia, General Electric e Telefônica.

Rede Privativa – Smart City / Educação / Saúde / Transporte

Projeto – OpenCare 5G: Rede Privativa do Hospital das Clínicas /SP, para sistema de telemedicina para atendimento de população desassistida, especialmente, comunidades indígenas. Sistema OpenRAN na faixa de 3.700 – 3.800 MHz, com tecnologia 5G. Parceria entre Hospital das Clinicas, Inova HC, Deloitte, Itaú, Siemens Healthineers, NEC, AirSpan, TIP e Escola Politécnica da USP.

Projeto – Vídeo Polícia Expansão: Rede Privativa instalada em Salvador e Região Metropolitana (BA), para sistema de auxílio às forças de segurança pública, na faixa de 700 MHz, com tecnologia 4G. Parceria entre a SSP/BA, Huawei e Oi Soluções.

Projeto – Solução Inovadora: Rede Privativa instalada em Pato Branco/PR, para sistema de Smart City, provendo câmeras de reconhecimento facial para segurança pública e Wi-Fi público, nas faixas de 3.700 – 3.800 MHz, com tecnologia 5G. Parceria entre a prefeitura de Pato Branco, Juganu e Claro S.A.

Destaque de Inovação no uso da Tecnologia 5G

Projeto – 5G Race 360: Rede Privativa instalada em autódromos, para implantação de experiência imersiva que proporciona uma visão de 360° de dentro do carro para os espectadores, na faixa de 3.700 – 3.800 MHz, com tecnologia 5G. Parceria entre Stock Car, Qualcomm, Baicells e Audacetech.

Destaque de Pesquisa e Desenvolvimento em 5G

Projeto - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com Tecnologia 5G: Rede Privativa no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu/PR, para oferecerem infraestrutura de telecomunicações para um laboratório de desenvolvimento de aplicações, produtos e devices em geral para soluções de alto impacto na indústria 4.0, nas faixas de 3.700 – 3.800 MHz, com tecnologia 5G. Parceria entre Fundação Parque Tecnológico Itaipu e a Nokia. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.