Presidente Lula marca cirurgia no quadril para o dia 29 de setembro
Procedimento deve ser realizado em Brasília; com artrose no fêmur, ele terá articulação do quadril substituída
Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai passar por um procedimento cirúrgico no quadril direito no fim de setembro. O procedimento foi marcado para o dia 29 do próximo mês e será realizado em Brasília. Lula tem artrose na cabeça do fêmur, que é o desgaste na cartilagem que reveste as articulações, e vem se queixando de dores com mais frequência.
A cirurgia a que o presidente será submetido, chamada artroplastia do quadril, substitui a articulação do quadril “doente” por uma articulação artificial. A articulação desgastada é substituída por uma prótese, para compor um novo quadril.
Em julho, o presidente tinha anunciado que faria o procedimento cirúrgico. “Eu tomei uma decisão: vou operar o quadril nos próximos meses. É um procedimento bem simples. A dor me deixa de mau humor, e eu quero ficar de bom humor, porque eu assumi um compromisso para que o Brasil dê certo. E vai dar certo”, disse ele em uma rede social.
Leia mais: Lula passa por procedimento para aliviar dores no quadril pela segunda vez em quatro dias
”Às vezes, fica visível no meu rosto que estou irritado, que estou nervoso. E aí, você vai ficando uma pessoa incômoda, uma pessoa chata, uma pessoa que ninguém quer falar ‘bom dia’ para você, com medo de tomar um esporro. Estou chegando à conclusão de que tenho que operar”, acrescentou.
A cirurgia será realizada após o presidente cumprir uma extensa agenda internacional. No mês que vem, Lula vai passar por ao menos três países: Índia, Cuba e Estados Unidos.
O primeiro compromisso será na Índia, que vai receber a reunião da cúpula do G20 — grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia —, entre os dias 7 e 10. Na sequência, Lula vai a Cuba para participar da cúpula do chamado Grupo dos 77, instituição da Organização das Nações Unidas (ONU) composta de países em desenvolvimento.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O último evento internacional do presidente antes da cirurgia vai ser a Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York. A sessão deste ano vai acontecer entre os dias 19 e 23 de setembro.