PRF diz que não houve comunicação prévia sobre caminhada de Nikolas e ressalta ‘riscos’ na via
Deputado federal realiza trajeto de 240 km em protesto à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Brasília|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou que não recebeu comunicação prévia da realização da caminhada iniciada em 19 de janeiro pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) na BR-040 entre o município de Paracatu (MG) e o Distrito Federal.
Em nota nesta quarta-feira (21), a corporação informou que monitora o deslocamento e destacou “riscos inerentes ao fluxo extraordinário na via”.
“A Polícia Rodoviária Federal informa que monitora o deslocamento de parlamentares e populares de Paracatu (MG) em direção a Brasília (DF) pela BR-040”, diz.
A instituição acrescentou que “por questões estritamente operacionais e de segurança viária, a PRF ressalta os riscos inerentes ao fluxo extraordinário na via, visto que não houve comunicação prévia do deslocamento junto à autoridade de trânsito, o que impediu o planejamento antecipado de medidas mitigadoras de risco para o trecho”.
LEIA MAIS
Em nota, a assessoria de Nikolas disse que a decisão de iniciar a caminhada foi tomada no mesmo dia em que o deputado estava em Paracatu para a entrega de uma emenda parlamentar, “o que explica a decisão e a execução terem ocorrido no mesmo dia”.
A assessoria também disse que, no próprio dia do início da caminhada, encaminhou ofícios à PRF e à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), com o comunicado oficial do percurso pela BR-040.
“Ressalta-se que no primeiro dia o número de pessoas ainda era pequeno por ser o primeiro dia”, diz a nota do parlamentar. “Vale ressaltar que a Secretaria-Executiva da Diretoria de Operações da PRF confirmou o recebimento do ofício e seu cadastramento no SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Ou seja, houve comunicação formal dentro das possibilidades concretas do caso”, continua.
A assessoria prossegue: “Além da PRF, os demais órgãos de segurança pública que visam garantir a ordem constitucional estão sendo oficiados na medida em que os trajetos estão sendo viabilizados. A caminhada segue de forma pacífica e monitorada, atualmente pela BR-040, e a previsão de chegada em Brasília é dia 25 de janeiro, com encerramento na Praça do Cruzeiro. O deputado mantém diálogo permanente com as autoridades e reafirma o compromisso com a segurança e o respeito às instituições”.
Nikolas percorre um trajeto de 240 quilômetros a pé junto a parlamentares e apoiadores, como forma de protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no âmbito do inquérito sobre a trama golpista.
Bolsonaro está preso no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda. A unidade é conhecida como Papudinha. Ele cumpre pena de 27 anos e três meses de reclusão.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















