Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeira escola do Distrito Federal, Caseb é revitalizada

Ibaneis entregou a obra neste sábado (2). Projeto foi encabeçado pela secretária e primeira-dama Mayara Noronha

Brasília|Thais Rodrigues, do R7, em Brasília

Centro de Ensino Fundamental Caseb, na 909/910 Sul
Centro de Ensino Fundamental Caseb, na 909/910 Sul Centro de Ensino Fundamental Caseb, na 909/910 Sul

Uma parceria entre o Governo do Distrito Federal e empresas privadas proporcionou a manutenção de um símbolo de Brasília, o Centro de Ensino Fundamental Caseb (Comissão de Administração do Sistema Educacional de Brasília). A primeira instituição de ensino da capital foi revitalizada e ganhou nova estrutura, entregue neste sábado (2) pelo governador Ibaneis Rocha.

O projeto de restauração foi encabeçado por uma ex-aluna da Caseb, a secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama Mayara Noronha. “A escola estava acabada, deteriorada, caindo aos pedaços, isso me tocou. Então, fiz um convite para o Paulo Octávio, que também foi aluno aqui, para transformar a instituição”, disse.

Mayara lembrou de toda a trajetória enquanto estudante do ensino público do Distrito Federal. Moradora de Taguatinga, ela se deslocava da região administrativa para frequentar as escolas no Plano Piloto. “Conheço a realidade de muitos aqui, de pegar ônibus lotado. Minha vida não é um exemplo, mas quero incentivar os estudantes a lutar pela educação, motivar as suas potencialidades”, afirmou.

Ela contou que a motivação para a reformar veio após revisitar o local para uma solenidade em comemoração ao dia dos professores, em 2020. O empresário e ex-governador Paulo Octávio foi parceiro da reforma.

Publicidade

Aluno da escola na década de 1960, ele disse que a Caseb é um exemplo do que tinha de melhor no sistema educacional brasileiro. “Aqui eu me formei. Essa é uma herança que Juscelino [Kubitschek] deixou, marco de um grande momento do sistema educacional brasileiro”, afirmou. 

Incêndio na escola modelo

Publicidade

Em agosto de 2019, a escola foi parcalmente comprometida por um incêndio que atingiu a seção de arquivos. As chamas se alastraram por volta das 19h, como não havia aula no horário, ninguém se feriu. 

A perícia do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil apontou que o fogo pode ter sido causado por ação humana não intencional. No local, as equipes encontraram resquícios de cigarro, que podem ter iniciado às chamas. A hipótese de curto-circuito foi descartada porque as fiações não foram atingidas. 

Publicidade

No espaço onde ocorreu o incêndio eram guardados documentos históricos e registros da época da construção de Brasília. O Caseb foi inaugurado pelo presidente Juscelino Kubitschek em maio de 1960. A instituição foi responsável por colocar em prática um sistema de educação diferenciado, pensado por Anísio Teixeira, e deu base, também, para a fundamentação da Escola Parque 308 Sul, modelo e referência de ensino integral.

Outras obras no DF

“Essa aqui é uma prova de que a união entre o público e o privado pode dar certo e tem como dar certo”, declarou Ibaneis. O governador ainda garantiu que, ainda esse ano, entrega a reforma da W3 Sul.

“Nós vamos concluir ainda esse ano a reforma de toda a avenida W3. Vamos licitar o asfalto da W3 também e vamos, a partir do próximo ano, começar a reforma da W3 Norte”, afirmou o governador. “Nós estamos entregando um Plano Piloto melhor para as famílias que vivem aqui”, disse.

A cerimônia contou também com a presença dos secretários de Projetos Especiais, Roberto de Andrade, e de Educação, Hélvia Paranaguá, além de estudantes, corpo docente e ex-alunos da instituição.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.