Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Professora é homenageada por ensinar matemática de maneira lúdica no Distrito Federal

Kenia Holanda recebeu medalha de mérito feminino da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura

Brasília|Do R7, em Brasília

homenagem, professora de matemática
Kenia Holanda foi recebeu medalha por ensino lúdico (Reprodução/Agência Brasília - Arquiv)

A professora da rede pública do Distrito Federal Kenia Holanda recebeu uma medalha de mérito da Abrasci (Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura) por ensinar matemática de maneira lúdica para os estudantes. Atualmente, Kenia atua nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, no Centro de Ensino Fundamental 04 de Ceilândia.

Nas aulas, a professora integra a matemática ao cotidiano dos estudantes. Segundo ela, a proposta é ir além do conteúdo regular, mostrando o conhecimento de forma transversal e inovadora, para estimular os estudantes a perceberem as relações dos conteúdos com a vida.

veja mais

Para Kenia, a estratégia melhora a formação dos alunos, pois permite um pensamento crítico e criativo. A professora também montou alguns projetos no Centro de Ensino Fundamental 04, como a construção de uma horta com atividades pedagógicas, a utilização de jogos e ferramentas de criação no laboratório de informática e a realização de oficinas no laboratório de matemática.

alunos aprendem matemática de forma lúdica (Reprodução/ Agência Brasília - Arquivo)

A professora relata que desde criança se interessava pela matemática. “Cresci admirando a área de exatas, sempre me sentindo atraída pelos desafios, a lógica e a clareza que a matemática proporciona”, diz. No caminho da docência, ela afirma que alguns exemplos familiares serviram de inspiração. “Tive o exemplo na família do meu pai, professor de matemática, e do meu tio Nelson, professor de biologia. Tenho enorme admiração por ambos”, afirma.

Publicidade

Para a professora, o propósito da educação é transformar vidas. “É inspirador ver a determinação e a vontade de superação que muitos deles [estudantes] possuem. Saber que posso contribuir para mudar a realidade da vida de algum deles é uma realização imensa como professora” destaca.

A Secretaria de Educação do DF também elogiou o trabalho da professora. “O reconhecimento da professora ressalta a relevância de investimentos em metodologias ativas e projetos educativos que aproximam os alunos do conhecimento de maneira prática e envolvente, preparando-os para os desafios futuros com uma visão crítica e criativa”, afirmou a pasta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.