Projeto de implementação do BRT na Avenida Hélio Prates entra na etapa final; veja imagens
Governador Ibaneis Rocha destacou que as obras vão levar modernas estações, ciclovia e melhorias nas paradas de ônibus
Brasília|Do R7

A implementação do BRT na Avenida Hélio Prates entrou na última e terceira etapa. Segundo o projeto aprovado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), está prevista a construção da via utilizada pelos veículos, que se estenderá 3,4km da avenida que corta Ceilândia e Taguatinga. Nas redes sociais, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que é "o progresso transformando o sonho em realidade."
"Este projeto traz modernas estações, ciclovia e melhorias nas paradas de ônibus, garantindo também uma rota acessível para pessoas com deficiência", completou o chefe do executivo local.
O corredor será no canteiro central de toda a avenida, entre a via M1 e a QNM 28, em Ceilândia, e a QNL 30 até a QNH 1, em Taguatinga. Além disso, vão ser instaladas as estações de embarque nas paradas de ônibus, integrando o sistema às linhas locais.
Tradicional avenida que liga Ceilândia e Taguatinga, a Hélio Prates chega à segunda etapa das obras de requalificação urbana
Tradicional avenida que liga Ceilândia e Taguatinga, a Hélio Prates chega à segunda etapa das obras de requalificação urbana
Além disso, a região vai ganhar uma ciclovia e a instalação de novos bancos, paraciclos e lixeiras padronizadas. Também faz parte do projeto a criação de rota acessível para ordenar o fluxo de pedestres e favorecer a circulação de pessoas com deficiência (PcD)
Corredor Eixo Oeste
O BRT na Hélio Prates e o Túnel Pelé fazem parte do Corredor Eixo Oeste, projeto de mobilidade urbana que contará com 38,7 km de extensão, conectando o Sol Nascente/Pôr do Sol a área central do Plano Piloto.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O traçado completo passa pelas avenidas Hélio Prates e Comercial Norte, Centro de Taguatinga e Estrada Parque Taguatinga (EPTG), desmembrando-se entre Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e Estrada Setor Policial Militar (ESPM).
O objetivo é oferecer mobilidade urbana de qualidade para a região oeste do DF. Obras grandiosas e complexas cujo impacto vai tornar realidade um sonho antigo do usuário de transporte público: realizar o trecho Sol Nascente – Plano Piloto em 30 minutos ou menos.




































