Projeto vai construir ou reformar banheiros em residências carentes
Iniciativa batizada de 'Nenhuma Casa Sem Banheiro' visa promover a saúde coletiva e a qualificação habitacional
Brasília|Do R7, em Brasília
Lançado nesta quinta-feira (14), o projeto Nenhuma Casa Sem Banheiro vai construir ou reformar banheiros em domicílios carentes do Distrito Federal. O projeto que visa promover a saúde coletiva e a qualificação habitacional é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) por meio de um acordo de cooperação técnica com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF (CAU-DF).
O projeto terá início na Cidade Estrutural e dará continuidade ao trabalho que é realizado pela Codhab desde de 2018 na prestação do serviço de assistência técnica de habitação de interesse social, por meio do Projeto Na Medida e do subprograma Melhorias Habitacionais.
Na primeira fase, a CAU-DF vai disponibilizar sete profissionais de arquitetura e urbanismo para desenvolvimento do projeto arquitetônico de construção, reforma ou adaptação de unidades sanitárias.
Os beneficiários serão indicados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Codhab cederá equipe técnica para orientação dos profissionais do CAU-DF, além de alocar recursos para viabilizar a execução das obras.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que para cada R$ 1 investido em saneamento, há uma economia de R$ 4 em saúde pública. A ação também está alinhada ao sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6 – Água Potável e Saneamento) da Agenda 2030.