Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Prova de vida volta a ser obrigatória para beneficiários do INSS 

A comprovação estava suspensa havia um ano. Aposentados e pensionistas deverão realizar prova no mês de nascimento

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

A prova de vida pode ser realizada nas agências do Banco de Brasília
A prova de vida pode ser realizada nas agências do Banco de Brasília

A prova de vida volta a ser obrigatória para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a partir desta segunda-feira (3). A comprovação, usada para evitar fraudes e irregularidades, é realizada anualmente no mês de aniversário do beneficiário. A prova estava suspensa desde janeiro de 2021 devido à pandemia de coronavírus.

A prova de vida pode ser realizada em uma das agências do BRB (Banco de Brasília) de segunda a sexta-feira, durante os horários de funcionamento do banco. Aqueles que não realizarem a prova no mês de nascimento poderão apresentar a documentação exigida no prazo de até 30 dias. Caso a comprovação não seja realizada, o pagamento do benefício poderá ser suspenso.

Os beneficiários deverão apresentar documento de identificação com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação ou Carteira Profissional), CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de residência atualizado. Caso o aposentado ou pensionista tenha mudado de endereço, será necessário apresentar uma declaração de residência.

Os tutores, guardiões e curadores dos beneficiados precisarão apresentar o documento original da tutela, o termo de guarda ou curatela e o documento de identidade oficial do representante legal. Caso o aposentado ou pensionista more fora do DF, da Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal), ou do Brasil, será necessário encaminhar os documentos exigidos para o Iprev-DF (Instituto de Previdência dos Servidores do DF).


Leia também

Aqueles que tiverem mais de 90 anos ou tiverem impossibilidade de locomoção, devido a doença grave e incapacitante comprovada com laudo médico, poderão solicitar a visita domiciliar para a prova de vida.

A solicitação poderá ser feita através do email agendamento@iprev.df.gov.br, com o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção anexado.

* Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.