Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PSB apresenta proposta para reduzir força do PT em federação

Além de mudança na composição, PSB propôs um percentual de votos para direito ao veto e uma maioria qualificada que diminui poder da legenda

Brasília|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

Reunião entre PT, PSB, PCdoB e PV
Reunião entre PT, PSB, PCdoB e PV Reunião entre PT, PSB, PCdoB e PV

A formação de uma federação partidária entre o PT, PSB, PCdoB e PV continua sem definição, diante de um imbróglio principalmente entre os dois primeiros partidos. Em reunião na tarde desta quinta-feira (10), na sede do PSB, em Brasília, a legenda entregou formalmente ao PT uma lista com seis pontos para que as tratativas avancem. A questão está sendo ainda discutida entre membros da executiva dos quatro partidos.

Duas novas sugestões foram acrescentadas após reunião de parlamentares federais do PSB nesta semana. Uma delas é para que sejam vetadas as propostas que tenham contra si ao menos 15% dos votos da assembleia-geral da federação. A assembleia possui 50 membros, conforme esboço feito pelo PT. A proposta do PSB, então, prevê que sete membros conseguiriam vetar uma proposta.

O outro item sugerido, alvo de muita discordância, é que a maioria qualificada dos votos na assembleia corresponda a 40 votos. Com isso, o PSB visa reduzir o protagonismo do PT na federação a ser formada.

O Partido dos Trabalhadores já apresentou a proposta de divisão da assembleia-geral: dos 50 membros, o partido ficaria com 27; o PSB com 15; PCdoB e PV teriam quatro cadeiras cada um. A deliberação ocorreria, conforme proposta da sigla, por 2/3 da assembleia: ou seja, com 33 membros, o que tornaria mais fácil para o PT conseguir aprovar qualquer medida no bloco.

Publicidade

O PSB é contrário, por avaliar que perde força com a formação proposta pelo PT, e pede alterações. Uma das mudanças já sugerida pela sigla é na composição de integrantes da assembleia. Enquanto o PT elaborou a composição com base na bancada na Câmara (o PT tem 53 deputados federais enquanto o PSB possui 30), o PSB quer que seja levado em consideração também o número de prefeitos e vereadores eleitos em 2020. Nesse caso, o PSB tem vantagem, com 250 prefeitos, enquanto o PT possui 179.

Entre troca de farpas nos últimos dias, há uma dificuldade clara entre as duas legendas em elaborar um acordo. Um dos pontos que atrapalha a negociação é sobre quem vai concorrer pelo bloco ao governo de São Paulo. O PT já anunciou que o candidato da sigla é Fernando Haddad; por outro lado, o PSB quer Márcio França na disputa.

Publicidade

França participa da reunião desta quinta-feira na sede do partido para discutir a formação da federação. Também estão presentes os deputados do PSB Alessandro Molon (RJ), líder da oposição, e Gervásio Maia (PB), e o ex-governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg. Do PCdoB, o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE) e a vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional da sigla, Luciana Santos.

Os integrantes do PT participam de forma online, sendo eles a deputada Gleisi Hoffmann (PR); José Guimarães (PT-CE); e Paulo Teixeira (PT-SP). Do PV está o presidente nacional José Luiz de França Penna.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.