Quarto voo da FAB para resgatar brasileiros sai de Brasília nesta tarde; 3º avião está em Roma
Outra aeronave já está em Tel Aviv para trazer o segundo grupo de repatriados; governo planeja mandar cinco voos até este sábado
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

O quarto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai resgatar os brasileiros que estão em Israel, na área de conflito, decola na tarde desta quarta-feira (11) para Roma, na Itália, de onde deve seguir até o país de destino. A terceira aeronave da Operação Voltando em Paz já está em solo italiano e aguarda instruções do Ministério das Relações Exteriores para decolar rumo ao território israelense.
O governo brasileiro deve resgatar cerca de 900 pessoas que estão na área de conflito durante a primeira fase da operação, que termina neste sábado (14). A decolagem do quarto avião está prevista para as 17h, da Base Aérea de Brasília.
O modelo é o mesmo que trouxe os primeiros repatriados. É a maior aeronave da FAB e consegue transportar mais de 200 passageiros.
Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enalteceu o trabalho dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, além da FAB. “Estou orgulhoso, e o povo brasileiro também deve estar, pelo belo trabalho que o Ministério da Defesa, o Itamaraty e a Força Aérea Brasileira estão fazendo de resgate dos nossos compatriotas que estão na zona do conflito. Vamos continuar trabalhando até trazer de volta para casa todos que estão naquela região e desejam retornar ao nosso país”, disse.
Entenda a operação
O grupo interministerial, formado pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, planeja enviar cinco voos à área de conflito até sábado. A segunda fase está em elaboração. Além dos tripulantes, médicos e psicólogos participam do traslado para prestar suporte aos brasileiros repatriados.
O diretor do Departamento Consular do MRE, ministro Aloysio Mares Dias, afirmou que a pasta recebeu 2.723 registros no formulário disponível, porém nem todas as pessoas pediram para voltar para o Brasil.
Leia mais: Governo negocia com Egito repatriação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza; veja vídeo
"Temos algumas duplas ou triplas inscrições. Não necessariamente todos pediram repatriação. São registros de nomes que a embaixada disponibilizou. Alguns disseram apenas onde estão", explicou.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Como a maioria dos brasileiros era de turistas, já tinha passagem aérea. "Estamos orientando esses a buscar contato com as empresas aéreas, e vários já conseguiram embarcar. Continuamos dando prioridade [nos voos da FAB] aos não residentes [no Brasil]", acrescentou Mares.














