Quarto voo da FAB com repatriados do Líbano chega a São Paulo com 211 pessoas
Voo saiu de Lisboa na noite desta sexta; ao todo, desde o início da operação, 885 pessoas foram repatriadas pelo governo brasileiro
Brasília|Do R7, em Brasília
O quarto voo da FAB (Força Aérea Brasileira) que resgatou brasileiros no Líbano pousou, às 7h11 (horário de Brasília) deste sábado (12) na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP). O voo, que saiu de Lisboa, em Portugal, na noite desta sexta-feira (11), transportou 211 passageiros. Ao todo, desde o início da operação de resgate, 885 pessoas foram repatriadas.
Leia mais
A comunidade de brasileiros no Líbano é de cerca de 21 mil pessoas. Segundo o Itamaraty, cerca de 3 mil pessoas querem voltar ao Brasil. O Ministério da Defesa informou que a expectativa é resgatar 500 pessoas por semana.
O governo afirmou que planeja resgatar todas as pessoas que demonstrarem interesse em retornar. A Embaixada do Brasil em Beirute reúne informações por meio de formulários online de quem deseja voltar.
O Ministério das Relações Exteriores orienta os brasileiros que estão no Líbano a seguir as recomendações de segurança das autoridades locais e, para os que tenham recurso, procurem sair do país por meios próprios.
O primeiro voo com brasileiros repatriados do Líbano pousou no último domingo (6), em Guarulhos (SP). O transporte destas pessoas faz parte da operação Raízes do Cedro, que decolou de Beirute com 229 passageiros e três animais domésticos.
Já o segundo voo pousou em solo brasileiro na terça-feira (8), com 227 pessoas e 3 animais de estimação. A terceira aeronave chegou ao Brasil na quinta-feira (10) com 218 passageiros, incluindo 11 crianças, além de cinco pets.