Queda de árvore interdita três lojas na 414 Sul neste sábado
Comércio foi atingido por galhos. Expectativa é que a remoção total feita pela Novacap demore até três dias
Brasília|Priscila Mendes, do R7, em Brasília
Uma árvore de grande porte caiu atingindo três lojas na quadra 414 da Asa Sul (DF), na madrugada deste sábado (4). A expectativa é que a retirada total dos troncos feita pela Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil) seja concluída em até três dias. A árvore estava com problemas na raiz.
De acordo com informações do CBMDF (Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal), que foi acionado ainda pela manhã para fazer o isolamento do local, ninguém se feriu.
Leia também
Com o estebelecimento fechado, Hebert Brito, dono de uma das lojas atingidas pela árvore, estima um prejuízo em torno de R$ 20 mil. Segundo ele, a solução é atender agora as demandas no delivery até que o funcionamento volte ao normal.
"Como moro aqui em frente à loja, eu escutei o barulho quando tudo aconteceu, por volta das 2h30 da madrugada. Só mais tarde, eu vi o estrago. Já sofremos tanto com essa pandemia. Agora, que as coisas estavam normalizando no comércio, acontece isso", lamentou o dono da Mordidela Food.
O empresário conta que já havia solicitado há 30 dias a remoção da árvore, mas nada foi feito. "Como não tomaram nenhuma providência, vou entrar com uma ação contra a Novacap e o GDF [Governo do Distrito Federal]", disse.
A Novacap informou ao R7 que a raiz da árvore que caiu estava podre e infestada com Brocas, um inseto que entra pelo tronco e ataca raízes. "Ele não é detectável e só é possível identificar seu ataque em árvores, infelizmente, após a queda delas", informa trecho da nota.