Quem é Coronel Tadeu, suplente de Carla Zambelli que deve assumir mandato após decisão do STF
Policial militar, ele atuou como deputado entre 2019 e 2022 e voltou à Câmara em 2025
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O coronel da Polícia Militar de São Paulo Tadeu Gomes da Silva, conhecido como Coronel Tadeu, deve assumir o mandato de Carla Zambelli (PL-SP) em até 48 horas, após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que decretou a perda do mandato da deputada nesta quinta-feira (11).
O militar é o suplente imediato na chapa e já ocupou interinamente a vaga em junho, quando Zambelli se licenciou da Câmara.
Coronel Tadeu foi eleito deputado federal por São Paulo em 2018, então filiado ao PSL, com 98.373 votos. Durante o primeiro mandato, ganhou projeção nacional ao quebrar uma placa com a frase “O genocídio da população negra”, que integrava uma exposição em homenagem ao Dia da Consciência Negra, em 2019.
A mostra reunia charges e dados sobre mortes de pessoas negras vítimas de ação policial. O episódio gerou forte reação de movimentos sociais e parlamentares.
Em 2022, Coronel Tadeu concorreu novamente ao cargo, desta vez pelo PL, mas não conseguiu se reeleger — obteve 61.546 votos. Ele voltou à Câmara em 5 de junho de 2025, ao assumir interinamente a vaga de Zambelli durante a licença da parlamentar.
Agora, com a decisão do STF que formaliza a perda do mandato da deputada, Coronel Tadeu deve assumir de forma efetiva a cadeira na Câmara dos Deputados.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













