Brasília Quinto avião da FAB com 215 repatriados chega ao Brasil

Quinto avião da FAB com 215 repatriados chega ao Brasil

Brasileiros estavam em Tel Aviv, em Israel; governo também tenta resgatar cidadãos que estão em Gaza, onde o conflito é mais intenso

  • Brasília | Do R7

Norte de Gaza sob a fumaça de bombardeios

Norte de Gaza sob a fumaça de bombardeios

Aris MESSINIS / AFP-14/10/2023

O quinto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com cidadãos brasileiros que estavam em Israel chegou ao Brasil  na madrugada deste domingo (15). Ao todo, 215 pessoas e 16 animais de estimação embarcaram no KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), em Tel Aviv, no sábado (14), com destino ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Com a chegada dos repatriados, já são 916 brasileiros resgatados da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

No grupo há nove bebês. Dos 16 animais de estimação, sete embarcaram na cabine de passageiros e nove estão sendo transportados no porão da aeronave. 

Segundo o embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, toda a equipe está mobilizada para garantir que os brasileiros com interesse em voltar ao país sejam transportados em segurança. A articulação do governo começou no último sábado (7), data em que os atentados terroristas em Israel se desdobraram no conflito armado de grandes proporções entre Gaza e Israel.

De acordo com levantamento das embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito) e do Escritório de Representação em Ramallah (Cisjordânia), pelo menos 2.700 brasileiros têm interesse em retornar ao país. Atualmente, a prioridade são brasileiros sem passagens aéreas, não residentes, idosos, gestantes, mulheres e crianças.

Brasileiros resgatados

Os primeiros 211 resgatados desembarcaram na Base Aérea de Brasília na última quarta-feira (11). Outros 214 chegaram na quinta-feira (12), no Galeão. Já o terceiro avião com mais 69 repatriados pousou em solo brasileiro na sexta-feira (13), no aeroporto do Recife, onde cinco passageiros desembarcaram, e o restante seguiu com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Com 207 passageiros, dois cachorros e dois gatos, o quarto voo chegou ao Brasil na madrugada deste sábado (14), também no Rio de Janeiro.

O governo brasileiro também tem tentado resgatar um grupo de brasileiros que começou a se deslocar em Gaza, na fronteira com o Egito. Eles estavam abrigados em uma escola, no norte da região, e seguiram em um ônibus fretado pelo Brasil para Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza. No local, eles se juntam a outro grupo de cerca de dez brasileiros com interesse na repatriação.

Em conversa com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, o presidente Lula pediu apoio para a retirada dos brasileiros da região. Assim que os brasileiros cruzarem a fronteira, serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito até o aeroporto de Arish, onde embarcarão na aeronave da Presidência da República com destino ao Brasil.

Últimas