Moraes tira mandato, cargo de delegado e direitos políticos de Ramagem
Político está foragido nos Estados Unidos, após condenação por tentativa de golpe
Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Foragido nos Estados Unidos e condenado por tentativa de golpe de Estado, Alexandre Ramagem teve as perdas do mandato de deputado federal e do cargo de delegado decretadas pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
Além disso, o magistrado determinou a inelegibilidade de Ramagem, bem como a suspensão dos seus direitos políticos, “enquanto durarem os efeitos da condenação criminal transitada em julgado”.
Segundo a decisão de Moraes, a perda do mandato deve ser declarada pela Mesa Diretora da Câmara, sem que haja uma votação pelos deputados.
Apesar disso, em episódio semelhante ocorrido recentemente com a deputada Carla Zambelli (PL-SP), também condenada à perda do mandato pelo STF, a Câmara abriu um processo para decidir sobre a cassação da parlamentar.
Leia Mais
Na mesma peça, Moraes declara a condenação de Ramagem de forma definitiva, sem novas possibilidades de recurso. O deputado foi condenado a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão, em regime inicialmente fechado.
“Considerando que o réu encontra-se foragido e fora do território nacional, determino a expedição do mandado de prisão e inserção no Banco Nacional do Monitoramento de Prisões”, completa o ministro.
A decisão passou pelo crivo da 1ª Turma do STF, que por unanimidade referendou a ordem de Moraes.
Saída do Brasil
As investigações da Polícia Federal apontam que Ramagem deixou o Brasil em setembro, mês em que foi condenado pelo STF no processo da trama golpista.
Ramagem teria deixado o país por Boa Vista (RR), possivelmente atravessado a fronteira para a Venezuela ou para a Guiana e, de lá, seguido para os Estados Unidos.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Ramagem afirma que saiu do país por razões de segurança pessoal e faz críticas diretas ao ministro Alexandre de Moraes.
“Se esse violador de direitos humanos, declarado e sancionado mundialmente, quiser pedir minha extradição, ele terá de enviar essa ação do golpe, nula do início ao fim, cheia de ilegalidades e perseguições, para análise nos Estados Unidos. Só que o ‘tirano da toga’ sabe de todas as atrocidades que cometeu nesses autos e terá de encaminhar formalmente para cá e esperar a resposta da maior nação livre do mundo”, declarou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














