Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Recém-nascidos contraem bactéria no Hospital Regional de Ceilândia

Segundo a Secretaria de Saúde do DF, os bebês estão estáveis e o atendimento continua normalmente na ala neonatal

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Ao menos quatro recém-nascidos que estão no Hospital Regional de Ceilândia, em Brasília, foram infectados com a bactéria Acinetobacter baumannii na neonatologia. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Em nota, a pasta informou que, na terça-feira (24), o Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar da unidade de saúde alertou para o surto, depois de identificar a presença dos microorganismos na unidade neonatal.

Surto foi na unidade neonatal
Surto foi na unidade neonatal

A Secretaria de Saúde afirmou que as crianças foram isoladas e que a higienização dos profissionais e das mães dos bebês foi reforçada. Além disso, a equipe foi dividida para que quem cuidasse dos bebês que testaram positivo para a bactéria não tivesse contato com os outros profissionais.

O atendimento na unidade não será interrompido. Segundo a secretaria, os recém-nascidos não desenvolveram doenças causadas pela bactéria, e, assim, estariam apenas colonizados por ela.

Na unidade neonatal são tratados os bebês que nasceram prematuros, antes de 37 semanas, e têm alguma condição mais frágil de saúde. Dentro de hospitais, a Acinetobacter baumannii representa um risco para a saúde dos pacientes em áreas de internação, pois ela é resistente a vários tipos de antibióticos, e com isso, pode levar a infecções e comprometer a recuperação do paciente.

Leia também

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.