Reguffe anuncia filiação ao União Brasil e diz que terá liberdade total
Senador deixou o Podemos e pode se candidatar ao governo do Distrito Federal, mas decisão sobre cargo ainda não está tomada
Brasília|Alexandre de Paula, do R7, em Brasília
O senador Reguffe anunciou, nesta quarta-feira (23), que se filiará ao União Brasil e deixará o Podemos. Ele afirmou, em discurso no plenário, que terá liberdade e autonomia totais de voz, voto e posição pelo acordo feito com o partido.
A entrada do parlamentar do DF para a União Brasil facilita a costura para que se lance como adversário do governador Ibaneis Rocha (MDB) na disputa pelo Palácio do Buriti. No União Brasil, o senador terá mais tempo de televisão e mais recursos para a campanha do que se ficasse no Podemos. Fusão entre DEM e o PSL, o União Brasil tornou-se uma das maiores bancadas do Congresso Nacional.
O senador disse, porém, que não há definição de qual cargo disputará. "Essa [a mudança de partido] é uma decisão estritamente pela questão local do Distrito Federal", justificou. "Estou ajudando a construir um pacto, uma frente ampla pelo DF. Mais para a frente, eu vou definir [o cargo]", acrescentou.
Em pesquisa do instituo Real Time Big Data divulgada pela Record TV na segunda-feira (21), o senador aparece em segundo lugar, atrás de Ibaneis Rocha, na disputa pelo Palácio do Buriti em todos os cenários em que a consulta o incluiu.
Reguffe conclui, neste ano, o mandato de senador. Em 2014, ele foi eleito ao cargo com 826.576 votos.