Relator do Conselho de Ética da Câmara aceita denúncia contra Carla Zambelli
Processo pode determinar a cassação do mandato da parlamentar por ela ter proferido ofensas a deputado em audiência pública
Brasília|Camila Costa, do R7, em Brasília
A Comissão de Ética da Câmara dos Deputados aceitou nesta quarta-feira (2) a denúncia contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) em uma investigação de quebra de decoro parlamentar. O relatório ainda será votado pelo colegiado e esse processo pode determinar a cassação do mandato da parlamentar. A decisão veio no mesmo dia em que a Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em endereços ligados à deputada.
Carla Zambelli é acusada de proferir xingamentos contra o deputado Duarte Junior (PSB-MA) durante audiência pública com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em abril deste ano.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com a representação, o comportamento da deputada "reduz o Parlamento a uma roda de conversas informais, onde qualquer pessoa pode ofender sem ser repreendido". A representação acrescenta que a imunidade parlamentar é uma proteção à democracia e não deve ser usada de forma "imoral e zombeteira".
Segundo o relator no Conselho de Ética, deputado João Leão (PP-BA), vídeos e notas taquigráficas comprovam a atitude da parlamentar. “Voto pela admissibilidade da representação, com consequente continuidade do processo para apresentação da defesa no prazo regimental. Eu acho que esse Conselho de Ética tem que ser rigoroso com qualquer parlamentar que venha a não cumprir a ética, o decoro parlamentar”, disse o relator.
Carla Zambelli compareceu à sessão da Comissão e afirmou que proferiu o xingamento, mas não contra o deputado Duarte Jr.