Repatriados de Gaza passarão duas noites em Brasília antes de seguir para São Paulo
Os 32 brasileiros e familiares vão ficar no Hotel da Base Aérea da capital e depois devem ir para um abrigo em Guarulhos
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
Os 32 brasileiros e familiares que deixaram Gaza e estão a caminho do Brasil devem ficar duas noites hospedados no Hotel da Base Aérea de Brasília antes de seguir para São Paulo. Segundo o Palácio do Planalto, os repatriados chegam à capital às 23h30 desta segunda-feira (13) e devem ser recebidos pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome é responsável pelo acolhimento das famílias. De acordo com a pasta, depois da estadia na Base Aérea, as famílias pegarão um voo para Guarulhos, de onde serão transportados para uma unidade de acolhimento pela Polícia Federal.
O abrigo fica a duas horas da cidade, e, no local, os repatriados poderão finalizar os procedimentos de regularização migratória, receber acompanhamento de saúde e se inscrever no Cadastro Único, que é a porta de entrada para os programas sociais do governo federal. Esse procedimento é uma parceira do ministério com uma entidade especializada na acolhida de imigrantes internacionais, que terá o nome preservado "por questões de segurança, privacidade e delicadeza do momento".
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
O ministro Wellington Dias ressalta que, por meio do cadastro, os repatriados poderão solicitar a inclusão em benefícios assistenciais, como o Bolsa Família. "Essa estratégia será fundamental para a reinclusão social das famílias brasileiras repatriadas de Gaza", afirma.
Dias informou ainda que o grupo que chegará nesta segunda-feira terá direitos em condições de igualdade com os brasileiros. "Eles poderão ser atendidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tendo acesso a serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social, seguindo os critérios estabelecidos pelo SUAS".
Segundo o ministério, o SUAS deve apoiar os repatriados na reconstrução de vínculos e possibilidades no novo território, no fortalecimento de laços familiares, com redes de apoio e convívio social, na busca por autonomia e no acesso a direitos.
Chegada das famílias
O voo com as 32 pessoas, entre brasileiros e seus familiares, que deixaram Gaza neste fim de semana decolou do aeroporto do Cairo, no Egito, na manhã desta segunda-feira, com destino ao Brasil. O VC-2 (Embraer 190), cedido pela Presidência da República, decolou às 6h51 (horário de Brasília), com 17 crianças, nove mulheres e seis homens.
A aeronave seguirá diretamente para Las Palmas, cidade espanhola localizada nas Ilhas Canárias, onde fará a primeira parada técnica. O outro pouso será na Base Aérea do Recife. A previsão é que o avião chegue por volta das 23h30 desta segunda-feira a Brasília. Anteriormente, o Planalto havia informado que seriam três paradas técnicas, mas a primeira, que seria em Roma, na Itália, foi cancelada.
Desde que cruzou a fronteira entre Gaza e o Egito, após uma espera de mais de três semanas pela permissão das autoridades envolvidas na guerra, o grupo fez a imigração e foi transportado em vans fretadas pela embaixada brasileira no Egito até Al-Arish. Eles chegaram ao Cairo na noite deste domingo (12).
Os brasileiros e familiares foram autorizados a deixar Gaza pela cidade de Rafah, na fronteira com o Egito, nas primeiras horas deste domingo, no horário de Brasília. Da primeira relação, com 34 nomes, houve duas desistências.
O presidente Lula afirmou que vai receber pessoalmente os brasileiros e parentes palestinos na chegada a Brasília. "À noite, vou receber os brasileiros e parentes palestinos que chegam ao Brasil", escreveu Lula em uma rede social.