Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Republicanos é o partido que mais cresceu desde 2018

Partido ganhou 99,4 mil filiados desde 2018, aumentando o quadro em 25%; total de membros se aproxima de 500 mil

Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Filiação dos ex-ministros Tarcísio Freitas e Damares Alves ao Republicanos
Filiação dos ex-ministros Tarcísio Freitas e Damares Alves ao Republicanos Filiação dos ex-ministros Tarcísio Freitas e Damares Alves ao Republicanos

O Republicanos foi o partido que mais cresceu no Brasil de outubro de 2018 a abril de 2022. Foram 99.412 novos filiados nesse período, aumento de 25%. No fim de 2018, o Republicanos tinha 398.563 filiados. Agora, tem 498.103.

Os dados fazem parte de um levantamento com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante o período analisado pela pesquisa, o Republicanos registrou a filiação de nomes importantes da política nacional, como o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e os ex-ministros Tarcísio Freitas e Damares Alves.

Durante a janela partidária deste ano, o partido teve um dos melhores desempenhos na Câmara, ganhando 16 novos deputados federal. Com isso, o Republicanos ampliou a bancada para 43 parlamentares, a sexta maior da Casa atualmente.

Os governadores do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e de Santa Catarina, Carlos Moisés, também ingressaram no quadro de membros do Republicanos em 2022. Além disso, o partido expandiu a quantidade de deputados estaduais e hoje conta com mais de 70 membros nas Assembleias Legislativas de todo o país.

Depois do Republicanos, o PSD foi o partido que mais cresceu desde 2018. A legenda conseguiu a filiação de 80.145 políticos nos últimos quatro anos. No momento, fazem parte da sigla 407 mil pessoas, 24% a mais do que há quatro anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.