Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Requião é condenado por fake news contra governador do Paraná

Tribunal Regional Eleitoral do Paraná acolheu denúncia do PSD após Roberto Requião atacar o governador Ratinho Júnior

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

Candidato ao governo do Paraná Roberto Requião (PT)
Candidato ao governo do Paraná Roberto Requião (PT) Candidato ao governo do Paraná Roberto Requião (PT)

O Tribunal Regional Eleitoral condenou o candidato ao governo do Paraná Roberto Requião (PT) por propaganda eleitoral negativa e divulgação de fake news. O petista publicou nas redes sociais ataques ao atual governador, Ratinho Júnior (PSD), sem apresentar provas.

Requião escreveu no Twitter, e reproduziu no Facebook e no Instagram, que havia funcionários fantasmas empregados no governo do Paraná. “Cabos eleitorais distribuídos pelo estado que jamais compareceram ao seu local de trabalho”, acusou. Na legenda, ele ainda citou nominalmente o opositor. “O uso da máquina pública em proveito próprio é ilegal e imoral. E o Rato Jr é especialista nisso.”

O PSD enviou a denúncia ao TRE, apontando campanha eleitoral antecipada de caráter negativo contra o atual governador. A defesa do candidato petista alegou que o Tribunal não teria competência para julgar o caso, pois não se tratava de propaganda eleitoral e avaliou que a postagem era apenas uma “crítica política, sem ofensa à honra do pré-candidato”.

O entendimento do TRE do Paraná foi outro. O juiz auxiliar Roberto Aurichio Junior confirmou a acusação do PSD, ressaltando que as declarações “foram feitas por um pré-candidato e trazem afirmações a respeito de irregularidades, de responsabilidade do atual governador, [também] pré-candidato à reeleição, sem qualquer prova ou indício de sua veracidade”.

Publicidade

“As publicações em questão extrapolam a mera crítica política ou partidária e caracterizam ofensa à honra do pré-candidato, com intenções de denegrir a imagem de pré-candidato, com violação ao princípio da isonomia na disputa eleitoral e à garantia do processo eleitoral hígido”, escreveu o juiz, na decisão. Condenado por propaganda eleitoral antecipada, Requião deve pagar uma multa de R$ 5 mil.

Após a briga na Justiça, Ratinho Júnior e Roberto Requião voltam as atenções à disputa eleitoral. Na última pesquisa Real Time Big Data para o comando do estado, encomendada pela Record TV e divulgada em 21 de julho, o atual governador do Paraná aparece com 43% das intenções de voto e Roberto Requião (PT) tem 16% no cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados). 

A Real Big Data foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o código PR-06745/2022. A pesquisa coletou dados entre terça (19) e quarta-feira (20), por telefone, com 1.500 entrevistas com os eleitores do Paraná. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Veja a pesquisa completa neste link

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.