Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Resiliência do STF é o melhor antídoto contra ataques à democracia, diz Rosa Weber

A ministra lembrou que em 28 de fevereiro haverá a comemoração dos 132 anos da instalação do STF

Brasília|Gabriela Coelho, Do R7, em Brasília

Rosa Weber, presidente do STF, em sessão da Corte
Rosa Weber, presidente do STF, em sessão da Corte Rosa Weber, presidente do STF, em sessão da Corte

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, afirmou na abertura da sessão da Corte desta quinta-feira (23) que a história do tribunal é narrativa de "resiliência" e isso é o melhor antídoto contra ataques à democracia.

"As crises vêm e vão e a instituição permanece. Que o contínuo trabalho de resgate da vasta memória nos auxilie a reposicionar o Tribunal enquanto instituição na mente e coração de todos os brasileiros", disse.

A ministra lembrou que nesta sexta-feira (24) a promulgação da primeira Constituição do Brasil completa 123 anos e que, em 28 de fevereiro, haverá a comemoração dos 132 anos da instalação do STF. "Nas atuais circunstâncias, a evocação do passado joga luzes no presente e fomenta a confiança no futuro pelo exemplo de sucesso na superação dos obstáculos".

"Hoje demonstramos, neste plenário reconstruído depois do vandalismo de 8 de janeiro, o dia da infâmia, que ataques contra a estrutura física da Suprema Corte jamais serão capazes de impedir o exercício da jurisdição constitucional", afirmou. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.