Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Resistência a reverter promoção de ajudante de ordens de Bolsonaro derrubou comandante do Exército

General Júlio César de Arruda queria manter o tenente-coronel Mauro Cid no comando de batalhão, o que irritou Lula

Brasília|Do R7

A resistência do então comandante do Exército Brasileiro, Júlio César de Arruda, a impedir a promoção do tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi o estopim para a demissão de Arruda.

Cid comandaria o 1° BAC (Batalhão de Ações de Comandos) em Goiânia (GO) a partir de fevereiro. Arruda se recusava a reverter a nomeação, o que irritou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro é alvo de uma investigação da Polícia Federal por suspeitas de Caixa 2. As suspeitas complicaram a situação e impediram a manutenção da promoção dele.

Demissão

Lula demitiu o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda neste sábado. No lugar dele, o presidente vai nomear o então comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.

A demissão ocorreu também após indisposição do governo com o Exército em razão da invasão das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro. Parte dos extremistas que atacaram os prédios públicos na praça dos Três Poderes estava acampada em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.