Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Robinson Barreirinhas será secretário da Receita Federal; veja o perfil

Ele foi secretário adjunto de Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo quando Fernando Haddad era prefeito da capital

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

  • Google News
Robinson Barreirinhas durante evento de posse na Prefeitura de São Paulo, em 2015
Robinson Barreirinhas durante evento de posse na Prefeitura de São Paulo, em 2015

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (22) Robinson Barreirinhas como secretário da Receita Federal.

Barreirinhas é procurador de carreira da Prefeitura de São Paulo, na qual também atuou como secretário adjunto de Negócios Jurídicos — de janeiro de 2013 a fevereiro de 2014. Na sequência, foi nomeado para a Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos.


O indicado para a Receita Federal ainda foi assessor especial do ministro Antonio Herman Benjamin no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Durante a gestão de Marta Suplicy à frente da administração municipal paulistana, foi assessor da Secretaria Municipal de Finanças.

Durante o anúncio, Haddad, ex-prefeito da capital paulista, falou sobre a trajetória do novo secretário da Receita. "Eu conheci o Robinson na gestão da Marta [Suplicy, ex-prefeita de São Paulo]. Ele contava com 23 anos de idade, e eu o indiquei para ser o chefe da assessoria jurídica de finanças da Marta... O Robinson foi meu braço direito em toda aquela negociação que recolocou São Paulo em condições mínimas de governança", disse.


O que faz a Receita Federal?

A Secretaria da Receita Federal é um órgão subordinado ao Ministério da Economia e exerce funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior.

A pasta também subsidia o Executivo na formulação da política tributária brasileira, além de previnir e combater a sonegação fiscal, o contrabando, a contrafação, a pirataria, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas, a lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores e outros ilícitos aduaneiros.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.