Rosa Weber manda PGR se manifestar em ação contra Zé Trovão por suposta ameaça a Lula
A determinação é praxe, porque cabe à PGR decidir se pede a instauração de apurações formais contra autoridades
Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber, determinou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que se manifeste na ação em que o líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), pede para que o deputado Zé Trovão (PL-SC) seja investigado por supostas ameaças ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Bandido bom é bandido na cadeia ou no caixão", disse o parlamentar, em referência ao presidente da República.
A determinação de Rosa é praxe, porque cabe à PGR decidir se pede a instauração de apurações formais contra autoridades com foro privilegiado.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Na representação, o líder petista mencionou um vídeo publicado por Zé Trovão no dia 21. Na ocasião, o parlamentar teria distorcido uma fala de Lula para afirmar que o presidente teria defendido pessoas presas por furto de comida de mercados. Em seguida, ainda teria xingado o presidente.
Para Zeca, o parlamentar veiculou, por meio das redes sociais, manifestações de violência política e de intolerância democrática que tipificariam, em tese, delitos como ameaça, incitação ao crime, apologia de crime ou fato criminoso e violência arbitrária.
O R7 procurou o deputado Zé Trovão, que ainda não se manifestou.