Rui Costa pede desculpas por declaração polêmica sobre Brasília: 'Não fui feliz nas minhas palavras'
O ministro da Casa Civil havia dito que a capital é uma 'ilha da fantasia'; ele negou que a fala fosse um ataque aos brasilienses
Brasília|Plínio Aguiar, do R7 em Brasília
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, usou as redes sociais nesta quarta-feira (7) para se desculpar pela declaração polêmica sobre Brasília. "Não fui feliz nas minhas palavras, o que permitiu que alguns transformassem a minha declaração em um ataque à cidade ou ao seu povo", disse. "Quero deixar absolutamente claro que meu desabafo nada tem a ver com brasileiras e brasileiros que vivem na capital, com seus familiares, lutando, sonhando e passando dificuldades como tanta gente em todas as cidades do país", completou Costa.
Na semana passada, durante uma agenda em Itaberaba (BA), Costa disse que Brasília era uma "ilha da fantasia" e que transferir para a cidade o título de capital do país "fez muito mal ao Brasil". "Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele ou na Câmara dos Deputados, ou Senado, passasse, antes de chegar ao seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada", disse o ministro.
O titular da Casa Civil, a principal pasta no Palácio do Planalto, argumentou, agora, que a capital federal é formada por "gente corajosa e trabalhadora".
"Continuarei trabalhando arduamente para ajudar o nosso povo, como fiz recentemente ao dialogar sobre investimentos e formas de gestão, para que, juntos, possamos melhorar o sistema de transporte de quem mora no Entorno de Brasília", finalizou.
Reação de políticos do DF
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e parlamentares da capital criticaram as declarações de Rui Costa. Ibaneis afirmou nas redes sociais que "é triste ver que alguns políticos não têm a menor noção do que Brasília representa para o Brasil". "Declarações infelizes só servem para aumentar o clima de animosidade que devemos combater no país", disse o governador do DF, que acrescentou que, "para alguns políticos, Brasília se limita ao que eles veem pelas janelas de seus gabinetes".
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) também reagiu ao comentário do ministro e afirmou que Rui "mostra completo desconhecimento da capital federal". "Foi um momento infeliz. Se não tem o que falar, fique calado", disse ele sobre o colega de partido.
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) afirmou que o ministro "demonstrou que não conhece absolutamente nada" do Distrito Federal. "O DF não é a Esplanada, aqui habitam 3,1 milhões de pessoas. É a terceira maior cidade do Brasil, maior, inclusive, que Salvador. Convido o ministro a conhecer a realidade da capital do país", comentou.
O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que atualmente integra o governo Lula como secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, também se manifestou pelas redes sociais e afirmou que "o ministro não conhece Brasília".
"Somos um retrato do Brasil. Temos pobres e ricos, bons e maus políticos. Não tome o que lhe pedem como coisa de Brasília. Nossa gente é trabalhadora e honesta. Aqui o certo é certo e o errado é errado", disse.