Parlamentares e governador do DF reagem após Rui Costa chamar Brasília de 'ilha da fantasia'
Além de Ibaneis Rocha, declarações do ministro-chefe da Casa Civil causaram reações de deputados, de senador e de ex-governador
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e parlamentares distritais criticaram as declarações do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que chamou Brasília de "ilha da fantasia" durante um evento em Itaberaba (BA), nesta sexta-feira (2). "Aquele negócio de botar a capital do país longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil", comentou.
Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro%2C ou ter ido para São Paulo%2C para Minas ou Bahia%2C para que quem fosse entrar num prédio daquele ou na Câmara dos Deputados%2C ou Senado%2C passasse%2C antes de chegar no seu local de trabalho%2C numa favela%2C embaixo de viaduto%2C com gente pedindo comida%2C vendo gente desempregada.
Neste domingo (4), Ibaneis afirmou nas redes sociais que "é triste ver que alguns políticos não têm a menor noção do que Brasília representa para o Brasil".
"Declarações infelizes só servem para aumentar o clima de animosidade que devemos combater no país", disse o governador do DF, que acrescentou que "para alguns políticos, Brasília se limita ao que eles veem pelas janelas de seus gabinetes".
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) criticou as declarações, afirmando que "não é de surpreender que um dos gestores mais incompetentes do Brasil fale sem conhecimento de causa sobre Brasília".
"Rui Costa deixou seu Estado com os piores índices de segurança, desemprego, educação. E vem querer dar pitaco sobre a capital do Brasil? Brasília tem a vocação de acolher brasileiros de todos os cantos do Brasil, e que vêm pra cá em busca de novos horizontes e oportunidades", afirmou a parlamentar.
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) também reagiu ao comentário do ministro e afirmou que Rui "mostra completo desconhecimento da capital federal". "Foi um momento infeliz. Se não tem o que falar, fique calado", disse.
O presidente do PDT do DF, Georges Michel, disse que ficou "assombrado" com a declaração. "A reação das forças políticas do DF deveria ser na mesma proporção de tão desapropriada declaração, no mínimo exigir a demissão desse importante dirigente governamental que discrimina a população da capital da República."
Leia também
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) afirmou que o ministro "demonstrou que não conhece absolutamente nada" do Distrito Federal. "O DF não é a Esplanada, aqui habitam 3,1 milhões de pessoas. É a terceira maior cidade do Brasil, maior, inclusive, que Salvador. Convido o ministro a conhecer a realidade da capital do país", comentou.
O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que atualmente integra o governo Lula como secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, também se manifestou pelas redes sociais e afirmou que "o ministro não conhece Brasília".
Leia também: Ex-governador do DF Rodrigo Rollemberg cai de cavalo e quebra costela
"Somos um retrato do Brasil. Temos pobres e ricos, bons e maus políticos. Não tome o que lhe pedem como coisa de Brasília. Nossa gente é trabalhadora e honesta. Aqui o certo é certo e o errado é errado", disse.
O R7 procurou a Casa Civil para comentar a repercussão do assunto, mas a pasta afirmou que não vai se manifestar.