Brasília Saúde anunciará restabelecimento da plataforma de dados da Covid-19

Saúde anunciará restabelecimento da plataforma de dados da Covid-19

Há semanas, técnicos da pasta trabalham para resolver problemas gerados por ataques de criminosos que atuam pela internet

  • Brasília | Renato Souza, do R7, em Brasília

Ataques de hackers deixaram sistema instável

Ataques de hackers deixaram sistema instável

Oskar Burgos/EFE

O Ministério da Saúde vai anunciar, nesta quarta-feira (12), o restabelecimento da plataforma de dados que registra informações da pandemia de Covid-19. O sistema estava fora do ar desde que a pasta foi alvo de um ataque de hackers, em dezembro do ano passado.

Com os problemas gerados pelo ataque, o país sofreu com um apagão de dados sobre infectados pela Covid-19, novos casos e óbitos diários, o que pode mascarar um cenário de avanço da pandemia no país.

Há semanas, técnicos de tecnologia do Ministério trabalham para restabelecer os sistemas que foram gravemente acometidos em dois ataques, sendo que o primeiro tirou do ar os dados de vacinação dos brasileiros no aplicativo ConecteSUS. A segunda investida afetou sistemas internos, como intranet e rede de telefonia do ministério. 

O caso é investigado pela Polícia Federal, que realizou uma perícia nos computadores para encontrar vestígios dos autores. As equipes de tecnologia do governo atuaram para fechar vulnerabilidades nos sistemas que permitiram os acessos indevidos. A suspeita também recai sobre um ataque interno, em que um servidor com acesso privilegiado ao sistema apagou os dados. Com a resolução dos danos, espera-se que o país registre um aumento exponencial de casos de Covid, motivados pelo aumento de contaminados pela variante Ômicron. 

Últimas