Saúde confirma primeiros casos de varíola do macaco em adolescentes no DF
Pasta confirmou nesta quinta (25) que a doença foi identificada em duas pessoas menores de 18 anos; DF tem 170 pessoas infectadas
Brasília|Vanessa Marques, do R7, em Brasília
Pela primeira vez no Distrito Federal, a varíola do macaco foi confirmada em pessoas menores de 18 anos, segundo confirmação da Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (25). A doença foi identificada em dois adolescentes. O DF soma 170 pessoas com a doença.
Do total de infectados, 163 são homens e 7 são mulheres. A pasta divulgou que outros 282 casos investigados foram descartados após exames laboratoriais e há, ainda, 187 ocorrências em investigação.
Na última segunda-feira (22), o DF tinha 158 casos da varíola do macaco confirmados, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde.
COE
Em 2 de agosto, a Secretaria de Saúde oficilizou a criação do Centro de Operações de Emergências (COE) para o combate às infecções pela varíola do macaco. A medida foi publicada no Diário Oficial do DF.
O comitê é provisório e será mantido enquanto durar a Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (ESPII), declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que alertou para a necessidade de uma resposta internacional coordenada de combate às transmissões.