Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saúde do DF faz busca ativa por quem não se vacinou contra a Covid

Ação começa neste sábado (16) e não tem prazo para terminar; as equipes vão percorrer as regiões administrativas das 9h às 17h 

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Vacinação contra Covid
Vacinação contra Covid Vacinação contra Covid

Com a queda na procura por imunização contra a Covid-19 nos postos, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou que fará a busca ativa do público que não tomou nenhuma dose ou está com esquema vacinal atrasado. As equipes de agentes de saúde vão percorrer as regiões administrativas das 9h às 17h com o intuito de incentivar a imunização. A iniciativa, que começa no próximo sábado (16), não tem prazo para terminar.

A medida foi acertada durante reunião na última segunda-feira (11) entre a secretária da pasta, Lucilene Florêncio, e os superintendentes das regiões de saúde. O grupo decidiu que a ação será voltada ao público que pode se vacinar, ou seja, a partir dos 5 anos.

Vacinação no DF

Na capital federal, adultos com 35 anos ou mais que tomaram a última dose há quatro meses já podem tomar a 4ª dose (2º reforço). A liberação vale desde 30 de junho. Para os adolescentes entre 12 e 17 anos, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação de uma dose de reforço (3ª dose). Eles podem receber a vacina da Pfizer ou Coronavac. Para as crianças até 11 anos, a orientação é tomar duas doses. 

Doses

O painel do Vacinômetro indica que 48,1% da população vacinável tomou o reforço. Segundo a Secretaria de Saúde, a população acima de 12 anos que completou o ciclo vacinal com doses da AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer-BioNTech há 4 meses pode tomar a 3ª dose.

Publicidade

Quem se vacinou com a dose única da Janssen e tomou a 2ª dose do imunizante pode receber a 3ª dose da AstraZeneca, Janssen ou Pfizer. No caso das grávidas e puérperas, a indicação é aplicar as vacinas da vacina da Pfizer ou CoronaVac. 

Pandemia

Depois de semanas de alta, o ritmo de contágio pelo coronavírus está em queda no DF: a taxa de reprodução do vírus, divulgada no último boletim epidemiológico, foi de 0,83, o que representa desaceleração nas contaminações. A análise da Codeplan, divulgada na semana passada, também demonstra esse cenário: o número de novos casos caiu 36,14%.

Contudo, os leitos de UTI nos hospitais públicos destinados a pacientes graves com a Covid-19 seguem cheios: o painel InfoSaúde indicou, na manhã desta terça-feira (12), lotação de 83,87%. As vagas pediátricas estão 100% tomadas; para os adultos, resta apenas um leito.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.