Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretaria de Educação do DF retoma concurso suspenso pelo Tribunal de Contas

Com a retomada da seleção, resultado da prova objetiva será divulgado no próximo domingo (23); confira novo cronograma

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Tribunal de Contas do DF suspendeu em abril o andamento do concurso da Secretaria de Educação
Tribunal de Contas do DF suspendeu em abril o andamento do concurso da Secretaria de Educação Tribunal de Contas do DF suspendeu em abril o andamento do concurso da Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação do Distrito Federal retomou o concurso com 4,2 mil vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para as carreiras de professor, pedagogo e gestor da pasta. Em 28 de abril, dia em que o resultado do certame deveria ter sido divulgado, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) mandou suspender a divulgação do resultado. A retificação com os ajustes no edital e as novas datas da seleção foi publicada no Diário Oficial do DF desta segunda-feira (17). 

O tribunal cobrou explicações da pasta e do Instituto Quadrix, banca organizadora do concurso, depois que candidatos denunciaram que foram prejudicados pela anulação de três questões sem o devido ajuste da pontuação mínima exigida. Com isso, alguns candidatos não conseguiram alcançar a nota de corte. 

De acordo com o edital, os candidatos precisavam alcançar o mínimo de dez pontos na prova de conhecimentos básicos. No entanto, com a anulação de três questões, de um total de 40, o rendimento mínimo dos participantes deveria ser menor, mudança que não tinha sido feita pela banca examinadora. 

Na decisão do tribunal, o conselheiro-relator, Inácio Magalhães Filho, afirma que as irregularidades no concurso não são de caráter individual. Com isso, a determinação da Corte tem efeito cautelar, e a suspensão do certame foi aplicada antes do julgamento das denúncias, para não prejudicar todos os candidatos. 

Continua após a publicidade

A retificação do edital do concurso foi publicada nesta segunda e determina que "no caso de anulação de item da prova objetiva, o percentual de nota mínima necessária para aprovação será ajustado proporcionalmente para baixo, se for o caso".

Com a retomada do concurso, a divulgação do resultado preliminar da prova objetiva está prevista para o próximo domingo (23). O resultado da prova discursiva deve ser divulgado em 21 de maio. Já a divulgação do resultado final e homologação devem ocorrer em 27 de julho.

Veja o cronograma na imagem abaixo:

Novo cronograma do concurso da Secretaria de Educação do DF
Novo cronograma do concurso da Secretaria de Educação do DF Novo cronograma do concurso da Secretaria de Educação do DF

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.