Secretaria determina vacinação antirrábica obrigatória para bois, búfalos e cavalos no DF
Medida visa a prevenir propagação da doença em animais de produção em áreas rurais com maior incidência
Brasília|Iasmim Albuquerque*, do R7, em Brasília
A vacinação antirrábica passa a ser obrigatória para animais herbívoros em áreas rurais com mais incidências de raiva no Distrito Federal. A medida tem o objetivo de controlar e prevenir a doença em animais de produção, como bovinos, bubalinos (búfalos) e equídeos. A portaria foi divulgada pela Secretaria de Agricultura Abastecimento e Desenvolvimento Rural no Diário Oficial da União, na última quarta-feira (28).
De acordo com o documento, será considerado foco de raiva a propriedade que tenha pelo menos um caso da doença, com confirmação por exame de laboratório. O estabelecimento que tenha espécies de animais de produção suscetíveis a doença e que esteja em um raio de até 12 km do foco também fará parte da imunização, por ser caracterizado "perifocal". O monitoramento e a determinação destas áreas serão divulgados pela secretaria.
“A implementação desta portaria tem como principal objetivo garantir a sanidade do rebanho bovino, equino e bubalino do Distrito Federal em regiões onde já se tem conhecimento de incidências de raiva, principalmente devido aos ataques de morcegos. Além da preservação dos rebanhos, buscamos proteger a saúde de toda a população, especialmente daquelas que residem em áreas rurais”, ressalta o chefe da pasta, Rafael Bueno.
Vacinação
A vacina antirrábica poderá ser adquirida em qualquer período do ano. A secretaria recomenda que a dose seja aplicada semestralmente em animais de até 24 meses e anual para os bichos acima de 2 anos. Os animais devem receber a dose de reforço depois de 30 dias da primeira imunização.
*Sob supervisão de Fausto Carneiro