Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretaria do GDF anuncia reforma da Praça dos Três Poderes após críticas de Janja

Primeira-dama criticou estado de conservação do local; pasta reagiu e diz contar com colaboração do Iphan

Brasília|Rafaela Lima e Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Praça dos Três Poderes, em Brasília, será reformada
Praça dos Três Poderes, em Brasília, será reformada Praça dos Três Poderes, em Brasília, será reformada (Jefferson Rudy/Agência Senado - 3/04/2020)

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal informou neste sábado (6) que "está em fase de adequação" o projeto de restauração da Praça dos Três Poderes, em Brasília. O anúncio foi feito após a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, ter criticado o estado de conservação do local. A pasta afirmou que a proposta "precisa atender novas exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) quanto à validação por arquiteto especialista em patrimônio por se tratar de um patrimônio tombado."

Em comunicado enviado ao R7, a secretaria argumenta que o restauro requer mapeamento de todo o espaço. A pasta informou que vai apresentar o projeto, mas não citou data. "Contamos com a colaboração do Iphan para que o projeto tenha maior agilidade, uma vez que é de pleno interesse do GDF e também do Governo Federal."

A primeira-dama visitou o local na tarde dessa sexta-feira (5) e criticou o estado de conservação do local. "Não é possível o principa ponto turístico de Brasília, que é a Praça dos Três Poderes, e que agora em janeiro, fim de ano, todo mundo vem conhecer, estar abandonada", afirmou.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Publicidade

Assine a newsletter R7 em Ponto

Depois de pedido feito pelo Ministério da Gestão e Inovação, o governo do Distrito Federal fez corte da grama que "já estava a meio metro de altura", segundo Janja. "Vamos recuperar a praça porque a Praça dos Três Poderes é um símbolo da democracia. E ela precisa estar apresentável para os turistas que vêm [a Brasília]", disse a primeira-dama.

Publicidade

As críticas de Janja antecedem a cerimônia alusiva ao 8 de Janeiro. No ano passado, o local foi palco de destruição por parte de extremistas. O ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli, e a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, assinaram na quinta-feira (4) o plano de segurança para o ato em defesa da democracia marcado para a próxima segunda-feira (8), dia em que a depredação e invasão às sedes dos Três Poderes vai completar um ano.

Até o momento, o plano de segurança para o dia prevê o fechamento do acesso à Praça dos Três Poderes a pessoas e veículos sem autorização. Para isso, haverá a atuação de tropas especializadas e, segundo da Secretaria de Segurança Pública do DF, se necessário, linhas de revista. A região também será monitorada por meio de imagens de câmeras, drones e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.