Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Sem memória, homem mora há sete meses em hospital do DF

Ele está há mais de 200 dias na instituição, aonde chegou com um quadro de agressividade e delírios

Brasília|Dionísio Freitas, da Record TV, e Hellen Leite, do R7

Seu Camelo vive há mais de 200 dias no Hospital de Base
Seu Camelo vive há mais de 200 dias no Hospital de Base

Um homem com amnésia e sem documentos de identificação vive há quase sete meses no Hospital de Base de Brasília. Segundo funcionários da unidade de saúde, ele chegou ao local com um quadro de agressividade e delírios, e recebeu diagnóstico de esquizofrenia refratária, condição em que, mesmo medicado, o paciente fica fora da realidade. A única informação que o homem consegue lembrar é o seu primeiro nome: Camelo.

“Mesmo com o escalonamento das medicações – e chegamos à medicação mais potente –, seu Camelo não teve remissão clínica e não conseguiu nos passar dados pessoais, por exemplo”, explica o psiquiatra Marcelo Martins. Isso fez com que o homem, mesmo com alta médica, não tivesse para onde ir. Ele passa a maior parte do tempo sozinho, sentado nos corredores do hospital.

Para os profissionais que acompanham Camelo, o caso é desafiador. O homem não lembra sua origem, se tem família ou o que fazia antes de perder a memória. Sua fala é incompreensível – ele enuncia frases desconexas e incompletas.

O Núcleo de Assistência Social do Hospital de Base já pediu ajuda às polícias Civil e Federal, mas o paciente não tem impressões digitais registradas nos sistemas. Outras instituições distritais também foram acionadas, mas, até o momento, ninguém tem informações sobre seu Camelo.


“A gente acionou várias redes do Distrito Federal, Ministério Público, Defensoria Pública, serviços de assistência social e saúde, para que obtivéssemos algum dado dele ou soubéssemos se algum profissional o havia acompanhado”, diz a assistente social Amanda Ricardo. “Precisamos conhecer sua história. Se a família não tiver condições de cuidar dele, a gente vai procurar um abrigo, e assim ele vai poder ter os cuidados necessários”, completa.

O Hospital de Base disponibilizou o telefone (61) 3550-8900, ramais 9026 ou 9024, para quem tiver informações sobre seu Camelo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.