Sem Motta, Alcolumbre e Fachin, Lula cumprimenta nominalmente todos os presentes em ato do 8/1
Cerimônia marcou a assinatura do veto do PL da Dosimetria, que poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro
Brasília|Thays Martins, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de ler a nominata com os nomes de todas as autoridades presentes na cerimônia que marca os três anos do 8 de Janeiro, no Palácio do Planalto. Normalmente, o presidente dispensa a leitura da ata. Lula disse que queria reconhecer o esforço dos presentes, já que muitos estavam de férias. “Vou ler a nominata num reconhecimento à presença de vocês, porque sei que muitos estavam de férias”, destacou.
A cerimônia não contou com a presença dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin.
Leia mais
A justificativa dos congressistas foi da existência de compromissos já marcados. Contudo,uma das possíveis causas era a possibilidade do veto ao PL da Dosimetria durante a cerimônia, o que se concretizou. Lula vetou o projeto que poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Durante o discurso, Lula fez questão de ressaltar que não há atrito com o Congresso. “Muitas vezes a imprensa alcunha que há uma guerra entre o Senado, a Câmara e o poder Executivo. O que nós provamos nesses três anos de mandato é que a democracia é a arte do impossível e ela é a arte da competência, da convivência democrática na adversidade”, disse.
Segundo Lula, todos os projetos importantes do governo foram aprovados no Congresso durante esses três anos, mesmo sem maioria no Senado e na Câmara. “Todas as previsões pessimistas faladas no mês de janeiro, todas foram derrotadas, e quem tiver apostado outra vez no negativismo vai perder outro vez”, acrescentou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















