Sem ter para onde crescer, população de Brasília corresponde a menos de 10% do Distrito Federal
Plano Piloto tem limitação de crescimento enquanto outras cidades passam por boom demográfico
Brasília|Fred Leão, do R7

Se engana quem imagina que os moradores de Brasília são maioria no Distrito Federal. Muito longe disso, a população de todas as regiões administrativas do Distrito Federal é 11,8 vezes maior do que a de Brasília. Os números são de um levantamento feito pela Codeplan (Companhia de Planejamento do DF), fruto da PDAD (Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios) - 2013 a 2015.
O resultado é a soma das populações das 30 cidades que compõem o DF versus a do Plano Piloto. A área que comporta o perímetro de Brasília tem, segundo o estudo, 216.197 habitantes. Ceilândia, a mais populosa do DF, tem mais que o dobro, com total de 451.872.
DF é a unidade da federação onde a população melhor fala inglês no Brasil
Esta diferença deve continuar a aumentar nos próximos anos, segundo a gerente de pesquisas demográficas da Codeplan, Iraci Peixoto.
— O Plano Piloto não tem para onde crescer. [Apesar de haver área] Existem poucos lugares com permissão para se construir moradias. Este é um dos motivos que fez com que a região apresentasse aumento populacional de apenas 0,62% entre os anos de 2000 e 2010. A diferença de crescimento é grande em relação a cidades mais novas do DF. Entre 2010 e 2013, por exemplo, o Riacho Fundo 2 teve sua população aumentada em 14,2%, chegando a 39.424.
Segundo Iraci, as regiões administrativas que mais passaram por um boom populacional nos últimos anos foram Itapoã, Águas Claras e Cidade Estrutural.
Oficializadas na década de 1990, elas não possuem um plano diretor rígido como o do Plano Piloto, o que permite mais contruções, além da possibilidade de se construir prédios residenciais mais altos - no Plano Piloto, o limite é seis andares. Juntas, as três regiões administrativas somam 213.656 habitantes, número que se aproxima da população de Brasília.
A Codeplan destaca que o tipo de crescimento, ainda que muito pequeno, registrado no Plano Piloto é o vegetativo, que significa aquele causado pelos nascimentos ocorridos na região.
Taxa em queda
A taxa de crescimento populacional, em todo o DF, tem diminuído nos últimos anos. Em 2005, era de 2,9% ao ano. Em 2010, o crescimento foi de 2,1%. Já neste ano a expectativa é de apenas 1,5%.
A projeção da Codeplan é que a população do Distrito Federal chegue a 3.023.861 habitantes no ano de 2020. Para 2030, a projeção é 3.270.564 habitantes, de acordo com levantamento do órgão.













