Brasília Sem UTI, idosa de 90 anos é intubada em box de emergência

Sem UTI, idosa de 90 anos é intubada em box de emergência

Moradora de Planaltina, no Distrito Federal, deu entrada no hospital da cidade com falta de ar e aguarda liberação de leito

  • Brasília | Renato Souza, do R7, em Brasília

Idosa de 90 anos com Covid sofre com falta de leitos de UTI em Planaltina

Idosa de 90 anos com Covid sofre com falta de leitos de UTI em Planaltina

Divulgação/arquivo pessoal

Uma moradora de Planaltina que apresentou resultado positivo para o teste de Covid-19 foi intubada em um box de emergência do Hospital Regional de Planaltina, no DF. Geni Soares deu entrada na unidade de saúde na madrugada de segunda-feira (24), com dificuldade para respirar. Ela foi transferida de ambulância para o Hospital de Base, realizou exames e retornou a unidade de saúde de origem.

De acordo com a família, o médico inicialmente suspeitou de AVC (Acidente Vascular Cerebral). No entanto, a tomografia apontou comprometimento do pulmão. A idosa chegou a tomar a dose de reforço contra a Covid. A neta dela, Jéssica Tâmara, de 29 anos, conta que a evolução dos sintomas ocorreu rapidamente. "Ela fez duas tomografias, uma de cabeça e uma do pulmão. A do pulmão já demonstrou pneumonia e depois ela fez o teste de covid e deu positivo", conta. 

"O médico solicitou o leito de UTI ontem (terça-feira), já procuramos a Justiça e até agora nada", completa Jéssica. O Distrito Federal chegou a 96% dos leitos de UTI ocupados e a Secretaria de Saúde afirma estar abrindo novos leitos. Em razão das medidas para evitar contaminação, Geni está sozinha no box de emergência, sem acompanhamento da família. 

Procurada pelo R7, a Secretaria de Saúde informou que "está aguardando o resultado de um exame para definição do perfil de UTI adequado e posterior direcionamento ao leito necessário ao seu quadro clínico". 

Últimas